A pesquisa XP/Ipeste realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro mostrou que Lula continua o favorito para ganhar a eleição. Nos números, divulgados nesta sexta-feira (25), Lula (PT) tem 43% das intenções de voto, contra 26% de Jair Bolsonaro (PL), que cresceu 1 ponto percentual frente a última pesquisa.

Sérgio Moro (Podemos) aparece em terceiro, com 8%, e Ciro Gomes (PDT) aparece em 4º, com 7%. Dória (PSDB) tem 3%, enquanto André Janones (Avante), Eduardo Leite (PSDB), Simone Tabet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) tiveram 1% cada. Os indecisos e brancos e nulos somaram 9%.

Até aí, nada de novo, a pesquisa se parece bastante com todas as últimas pesquisas divulgadas recentemente.

Lula continua o favorito para ganhar a eleição

A surpresa fica quando perguntado o potencial de votos, em que o eleitor declara quais candidatos ele votaria e quais ele não votaria: Lula teria 57%, Ciro Gomes 48%, Sérgio Moro 40% e Jair Bolsonaro 35%, enquanto Dória fica com 31%. Assim, vê que os dois candidatos responsáveis pela polarização, Lula e Bolsonaro, já estão próximos de seu “potencial” – sendo o potencial de Lula o suficiente para ganhar a eleição, enquanto Bolsonaro terá muitas dificuldades para crescer e derrotar o rival. O atual presidente é o de maior rejeição, com 62%, enquanto João Dória é o segundo mais rejeitado, com 59%. Lula é rejeitado por 43% do eleitorado.

Em fevereiro, é muito cedo para traçar o que vai acontecer nas eleições de outubro – as pesquisas até mesmo poucos dias da eleição mostram cenários muitos diferentes do que é visto na urna. Mas candidatos fora da atual polarização possuem uma grande chance de aparecer como alternativa, a famosa 3ª via, e conseguir um lugar no 2º turno – contra, tudo indica até agora, Lula. Basta a campanha convencê-los.

Felipe Moreno – 1 Bilhão Educação Financeira


Exclusivo: Acompanhe os relatórios das principais instituições do Brasil e as indicações para investir neste momento. – Veja por aqui.

Resultados Trimestrais: Veja os balanços na íntegra.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte