Dos 1.360 participantes, 66% acessam com frequência a página

Mais da metade dos usuários do site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que participaram da pesquisa realizada entre outubro e novembro de 2019 acessam, com frequência, os dados disponibilizados na página, totalizando 66% dos respondentes.

A pesquisa mostrou também que os temas Fundos de Investimento e Companhias são os mais buscados, tendo como subtemas mais demandados: Carteira de Investimento, Regulamentos de Fundos, Fatos Relevantes e Informações Contábeis.

No que diz respeito a possíveis melhorias, menus explicativos e disponibilização padronizada de dados foram algumas das sugestões indicadas pelos respondentes para facilitar a localização de informações.

De acordo com a Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da CVM, realizadora da pesquisa, esse trabalho teve como objetivo obter detalhes sobre a visão do público a respeito das informações quantitativas disponibilizadas pela CVM em seu portal institucional. Para Bruno Luna, Chefe da ASA/CVM, o resultado foi bastante esclarecedor, apontando a necessidade de aperfeiçoamentos para melhor atender ao cidadão.

 

“Acreditamos que aprimoramentos são essenciais na prestação de serviços à sociedade e ouvir nosso público é ponto de partida para atender de maneira mais eficiente suas necessidades. A realização da pesquisa nos proporcionou esse contato direto, nos revelando exatamente como os usuários do site da CVM acessam nossa página para consumir informações quantitativas dos mercados regulados, demonstrando, especialmente, suas dificuldades na obtenção de tais informações” – Bruno Luna, Chefe da Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos.

 

“A pesquisa teve como objetivo identificar os desafios encontrados pelos usuários quanto ao acesso a plataforma e aos dados disponibilizados pela CVM, possibilitando assim ações no sentido de simplificar a vida do cidadão e ampliar a capacidade de atendimento da autarquia às demandas da sociedade em geral”, adicionou Ana Carolina Ramalho Gonçalves, analista da ASA. 

As respostas obtidas na pesquisa também indicaram que divulgações a respeito de produções de conteúdo da CVM podem ser mais exploradas, como de boletins (de risco e de mercado), estudos, relatórios, séries históricas e conjuntos de informações do Portal Dados Abertos CVM.

 

Cerca de 70% dos participantes
consideram bom ou muito bom
os assuntos abordados em boletins,
relatórios e séries históricas da CVM

 

Gráfico

 

 

Ações Futuras

A fim de atender às principais necessidades dos usuários do site da CVM, a Autarquia atuará nas seguintes frentes de ação:

  • Ampliação do conjunto de dados disponibilizado no Portal Dados Abertos da instituição: aumentar o rol de dados cadastrais de participantes de mercado e abrir todos os dados de ofertas públicas recepcionadas. Desde janeiro de 2020, já foram implementadas, pela Seção de Dados e Informação da CVM, mudanças no respectivo Portal e, em breve, será realizada divulgação em nosso site a respeito das novidades.
  • Boletins de Risco e de Mercado: mudanças visuais e incorporação de pequenas análises descritivas sobre as principais movimentações observadas. Também serão disponibilizados dados quantitativos utilizados para estruturação do Boletim de Mercado em formato aberto, conforme sugerido na pesquisa.
  • Ações de Comunicação: realização de campanhas de comunicação para ampliar disseminação de informações.

Também já vem sendo trabalhada reforma do site da CVM, que promoverá reformulação visual, a fim de atender ao Decreto do Governo Federal de unificação dos canais das instituições da administração pública, estando todas diretamente ligadas ao novo GOV.BR. O projeto ainda vai aprimorar a disponibilização das informações quantitativas no portal, facilitando o acesso e o entendimento das informações disponibilizadas.

E estão em fase inicial de análise demais projetos pontuais.

 

Sobre a pesquisa

A pesquisa é um estudo quantitativo e qualitativo, com o objetivo de compreender a percepção dos investidores,pesquisadores e usuários em geral em relação ao acesso à plataforma e informações quantitativas disponibilizadas pela CVM. Assim, é possível entender com que frequência os usuários acessam relatórios, boletins, dados sobre fundos, companhias, dentre outros.

Foi utilizado questionário conduzido com amostra de 1.360 participantes de inúmeros segmentos de atuação (Setor privado, Setor público, Pessoa física, Investidor institucional e Academia), no período de setembro a outubro de 2019.

Nesse questionário, ainda houve inclusão de questões abertas, para os participantes exporem suas opiniões sobre a plataforma e sobre os dados disponibilizados.

 

Acesse a pesquisa

Percepção dos usuários sobre a plataforma e os dados quantitativos disponibilizados pela CVM  

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