A começar pelo jogo contra a Coreia do Sul hoje à tarde, que poderá (e deverá) levar o Brasil para as quartas de final da Copa, esta semana será plena de notícias importantes.

Vejamos primeiro o que já aconteceu. O governo chinês decidiu flexibilizar o programa Covid Zero, que nem mais justifica ter esse nome, e liberar a atividade econômica, atendendo aos reclames da sociedade, além de aumentar a vacinação.  As medidas são boas para as empresas brasileiras que exportam commodities para a China.

Teremos a votação no Senado da PEC de transição. Tudo indica que será aprovada, mas com desidratação. Ao invés de quatro anos, o prazo de vigência deverá cair pela metade. Quanto ao valor, a expectativa é que seja de 150 bilhões, em lugar dos 200 bilhões pretendidos inicialmente pelo governo eleito.

Na quarta-feira, dia 7, sairá o resultado da reunião do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central. A taxa Selic provavelmente será mantida em 13,75%. Resta saber se no comunicado a respeito do encontro haja algum tipo de mensagem velada ao novo governo. Tipo: “Se partirem para a gastança desenfreada, nós ferramos vocês.” Não nesses termos, obviamente.

O Supremo Tribunal Federal irá julgar a constitucionalidade das emendas do relator (também conhecidas como Orçamento Secreto). Caso os ministros as julguem ilegal, isso diminuirá o poder do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ou de um eventual sucessor. A eleição será realizada na abertura do Legislativo, em fevereiro.

Por fim, existe a possibilidade de Lula anunciar o nome de alguns ministros.

Uma ótima semana para todos.

Ivan Sant’Anna.

Nota do Editor: Quer entender como posicionar os seus investimentos diante destes e muitos outros momentos de mercado? Conheça o Inv Streaming, uma plataforma que une educação e recomendações de investimentos. Clique aqui e confira.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte