Comecemos com as notícias boas, contando que as exportações de soja superam 92 milhões de toneladas no acumulado do ano até outubro, 18% acima do total embarcado em todo o ano de 2022. Conforme a Conab, há expectativa de redução da produção de milho, especialmente na segunda safra, e aumento da produção de soja. Entretanto, vale salientar que o plantio da soja está em atraso para a safra do ano que vem em vista das condições climáticas, ou seca como no caso do Centro-oeste e das chuvas em excesso na região Sul.
Sobre os investimentos, é importante ainda ressaltar que o agro é contracíclico, e, portanto, investir em fundo pode ser um porto seguro para a volatilidade dos outros mercados. Com capacidade de superar o CDI, isenção de imposto de renda e qualidade de crédito, o FIAGRO possui potencial para ser uma das principais estratégias de um investidor de sucesso.
Como está o cenário agro
A Conab projetou menor área de plantio para o milho, em função especialmente da drástica queda na cotação da commodity e seus efeitos sobre as decisões de investimento dos produtores. Para a soja, perspectiva de novo recorde no ciclo 2023/24. O USDA, por sua vez, anunciou maior produtividade para milho e soja nos EUA, bem como estoques finais maiores para ambas as commodities no país.
Se você investe em Fiagro, saber quais os fundos recomendados no momento é uma boa. Saiba quais na área das recomendações do Clube Acionista. VEJA POR AQUI