Penso, logo invisto? é um blog que oportuniza, de forma gratuita, o acesso a conteúdos que abordam o tema investimentos e comportamento. Foi criado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que, por meio da leitura dos seus artigos, objetiva facilitar o desenvolvimento de uma educação financeira. O acesso acontece pelo site https://pensologoinvisto.cvm.gov.br/.

A interrogação no título tem o intuito de provocar o debate sobre a racionalidade das decisões financeiras e assim convocar estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados a contribuir sobre o tema. Ao idealizar o espaço, a CVM pode estabelecer um canal de colaboração com a comunidade acadêmica, divulgando artigos científicos e propondo temas para discussão.

A CVM é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais. Por se tratar de um mercado em que pode haver perdas e não há rentabilidade assegurada, a proteção do cidadão, nesse caso, se dá por meio da ação de fiscalização da CVM, assegurando que as regras sejam cumpridas e, principalmente, oferecendo um conjunto de informações que permita ao cidadão tomar suas decisões de investimento.

Foi para orientar o cidadão sobre características dos produtos e serviços oferecidos nesse mercado, riscos e oportunidades, bem como seus direitos e obrigações, que a CVM desenvolveu em 1998 o PRODIN – Programa de Orientação e Defesa do Investidor, que é responsável pela nossa atuação educacional, mas também pelo atendimento ao cidadão, acolhendo consultas, reclamações e denúncias.

Para acessar mais conteúdo educacional, acesse o Portal do Investidor.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte