Contrariando mais uma vez as expectativas dos analistas, os Estados Unidos criaram 272 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em maio, segundo dados do payroll divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Departamento do Trabalho dos EUA. A estimativa era , segundo o consenso LSEG, que esse número fosse de 185 mil vagas no mês. Já a taxa de desemprego ficou em 4,0%, acima dos 3,9% do mês anterior. A expectativa era estável em 3,9%.
A remuneração média por hora subiu 0,4% em maio e 4% em 12 meses. A previsão de economistas consultados pela Bloomberg era a de uma manutenção de taxa de 3,9% em 12 meses – e de 0,3% no mês.
Assim, esses dados demonstram que o mercado de trabalho ainda está aquecido e isso pode levar o FED a deixar a taxa de juros como está por mais um bom tempo. A expectativa é uma inflação chegar à meta de 2%, o que não há sinalização que possa acontecer ainda em 2024.
Logo após a divulgação, swaps passaram a não mais precificar integralmente um corte de juro antes de dezembro, como era o cenário anterior. Além disso, os futuros de índices de ações em Nova York passaram a cair.
(Com informações Bloomberg; InfoMoney)