O termo Passivo envolve a obrigação de uma entidade econômica de pagar uma quantia monetária. Bem como, ter o compromisso de fornecer bens ou serviços para outra entidade econômica em uma data futura. Dessa forma, no mercado financeiro, se refere as dívidas de uma empresa ou governo, como: empréstimos, títulos de dívida, contas a pagar ou outras obrigações financeiras.

Basicamente, existem dois tipos de passivos:

Circulante: ao qual envolve obrigações que devem ser pagas no curto prazo (até 12 meses).

Não Circulante: que se trata das obrigações com prazos mais longos (acima de 12 meses).

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

Como funciona um Passivo financeiro

Um exemplo de passivo para uma empresa pode ser um empréstimo bancário. Ou seja, quando uma empresa solicita um empréstimo, ela assume a obrigação de pagar o valor, mais os juros e quaisquer taxas adicionais, em uma data futura.

Assim, no balanço patrimonial, a empresa registra o empréstimo como um passivo. E o pagamento do empréstimo é considerado uma saída de caixa no fluxo de caixa da empresa.

Outro exemplo de passivo é um título de dívida emitido pelo governo. Quando um governo emite um título de dívida, ele assume a obrigação de pagar um valor fixo no vencimento do título. O título pode ser negociado no mercado financeiro e geralmente paga juros ao detentor do título durante a vigência.

Dessa forma, para o governo, o título é considerado um passivo quando registrado em seu balanço patrimonial.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de ter passivos no mercado financeiro incluem a capacidade de financiar operações, expandir negócios e investir em projetos de longo prazo.

No entanto, a desvantagem é que os passivos aumentam o risco financeiro da empresa ou governo. Pois eles devem pagar o principal e os juros em datas futuras. Isso pode afetar a capacidade de uma empresa de obter empréstimos futuros ou reduzir sua classificação de crédito. Além disso, o pagamento de juros pode afetar o fluxo de caixa disponível para a empresa ou governo, o que pode afetar sua capacidade de operar e investir no futuro.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade