A desaprovação em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e já supera a aprovação, segundo o Paraná Pesquisas.
O estudo foi realizado nos 26 estados e no Distrito Federal e mostra que 51% dos eleitores desaprovam o governo petista, contra 46,1% que aprovam. A diferença não aponta mais um empate técnico, já que está fora da margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Em julho, o Paraná Pesquisas mostrou aprovação de 47,2% para o governo Lula, e 48% de desaprovação. Para o levantamento divulgado nesta quarta-feira (27), o instituto entrevistou 2.014 eleitores em todas as unidades da federação entre os dias 21 e 25 de novembro.
A avaliação do governo também caiu. 42,3% dos entrevistados consideram que a gestão é ruim ou péssima, já 32,6% avaliam como ótima ou boa e 24,2% como regular.
Na pesquisa anterior, 39,5% consideravam ruim/péssimo, enquanto 33,4% julgavam como ótimo/bom. Para 25,6%, o governo era regular.
Pesquisa Quaest
Uma pesquisa divulgada no dia 2 de outubro pela Quaest revelou que 51% dos eleitores brasileiros aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 45% o reprovam.
A pesquisa ouviu dois mil eleitores de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de setembro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação com o levantamento anterior, realizado em julho, houve uma leve oscilação nos números.
Na ocasião, 54% dos eleitores aprovavam o trabalho de Lula, três pontos percentuais a mais que no levantamento atual. Já a reprovação subiu de 43% para 45%.