Entre os dias 9 e 11 de novembro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizarão visitas técnicas aos municípios paraenses de Igarapé-Miri e Abaetetuba com o objetivo de orientar e capacitar extrativistas de açaí, buriti e andiroba sobre o funcionamento da Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE), relativa à Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). As orientações serão sobre os produtos contemplados, preços, limites e documentação necessária para acesso à subvenção.
A PGPM-Bio garante um preço mínimo para diversos produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros. A iniciativa ajuda a fomentar a proteção ao meio ambiente, contribuir com a redução do desmatamento, como forma de minimizar os efeitos das mudanças climáticas, garantindo, inclusive, renda às populações locais. A Conab apoia a comercialização destes produtos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da SDPE, que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal.
Ao longo deste ano, no Pará, a Conab já realizou o pagamento de R$ 564.802,71 em subvenções referentes à comercialização de aproximadamente 1.500 toneladas de produtos extrativistas como açaí, castanha do Brasil e buriti. Ao todo, 556 extrativistas já foram beneficiados.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]