Entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizarão painéis para avaliação dos custos de produção de Castanha-do-Brasil, Murumuru e Andiroba na região da Terra do Meio, em Altamira (PA). 

O objetivo do trabalho é aprofundar a compreensão sobre a produção, os custos e a logística na região. A iniciativa surgiu como resultado da participação dos técnicos da Conab na IX Semana do Extrativismo, realizada na Terra do Meio no último mês de maio. O evento evidenciou a necessidade de obter informações mais precisas e específicas sobre a produção dos produtos extrativistas locais.

A Terra do Meio é uma região em destaque devido à formação de um arranjo coletivo de produção, beneficiamento e comercialização, denominado Rede Terra do Meio. Esse processo de organização envolve povos ribeirinhos e indígenas, que buscam estabelecer um sistema de comercialização adequado à realidade da região. 

O isolamento geográfico das comunidades e as dificuldades na estruturação da comercialização de produtos tradicionais da floresta levaram à criação da rede, com o objetivo de estabelecer contratos mais justos e transparentes.  A região abrange mais de 8 milhões de hectares e inclui reservas extrativistas, área de proteção ambiental e terras indígenas.

O acompanhamento da equipe da Conab, além de buscar um entendimento dos custos de produção dos produtos extrativistas, visa também incentivar a sociobiodiversidade na região por meio da implementação da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte