Confira a análise do Banrisul para Pão de Açúcar (PCAR3), ativo que faz parte da sua carteira recomendada mensal.

De acordo com o relatório do Banrisul, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) está presente em todas as regiões do Brasil, além de concentrar operações na Colômbia, no Uruguai e na Argentina com o Grupo Éxito.

Com um modelo de negócios multiformato e multicanal, reuni algumas das redes e marcas mais conhecidas e valiosas do varejo, como Compre Bem, Extra, Pão de Açúcar, além das marcas exclusivas Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Finlandek, entre outras.

Com mais de 800 lojas físicas e líderes do e-commerce alimentar no Brasil, trabalha para oferecer aos clientes a melhor experiência de compra todos os dias, quando ele(a) quiser e onde estiver.

Segundo o analista Guilherme Volcato que assina o relatório, basicamente esta é uma empresa de supermercados, setor que foi muito beneficiado durante a pandemia, mas que com a reabertura das Economias está tendo que voltar à normalidade.

Por se tratar de uma atividade “essencial”, deve ser menos impactada pela alta dos juros – principal vetor baixista atual do Mercado. Sendo assim, o comportamento recente da ação pode ser classificado como “exagerado”.

Na visão do analista, uma questão bastante confusa foi o desmembramento da marca Assaí. Teoricamente isso serviria para “destravar valor” na empresa (o mesmo deve acontecer também com o Grupo Êxito), mas a forma como isso acontece confundiu um pouco grande parte dos investidores.

Pão de Açúcar (PCAR3) tem tendência de alta

Segundo o analista, o Ativo tem tendência de alta no longo-prazo, mas este prognóstico ficou menos preciso após o “divórcio” entre PCAR3 e ASAI3 em 01/03/21 – o que distorceu o gráfico após esta data (círculo rosa). Antes de a Bolsa fazer os seus ajustes, as ações PCAR3 apareciam nominalmente muito abaixo de onde está na figura acima.

Independentemente de qualquer coisa, a tese aqui é que após a separação o Mercado concentrou-se em ASAI3 cujas ações registraram valorização (ao menos inicialmente), enquanto PCAR3 passou a ficar esquecida e depreciada.

PCAR chegou a disparar no início de outubro/21 e quase fechou um gap aberto no gráfico diário (em torno dos R$ 34), mas depois devolveu todos os ganhos.

“Assim, o alvo de repique permanece lá! Os últimos candles sinalizam claramente uma retomada do movimento altista. Como o potencial até o referido alvo é significativo, melhor não esperar para se posicionar” Destaca o analista.

Veja quais são as principais recomendações dos analistas

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte