A Padtec (PDTC3) anunciou nesta terça-feira (11), o lançamento de uma nova geração de transponders para redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) durante o Encontro Nacional Abrint 2024, que ocorre entre os dias 12 e 14 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Este evento, em sua 15ª edição, é promovido pela Abrint – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – e atrai provedores de internet e telecomunicações (ISPs) de todo o Brasil, interessados em inovações tecnológicas do setor.
A principal novidade da Padtec no evento é o primeiro transponder da nova linha LightPad Max. Esta plataforma foi desenvolvida para atender à crescente demanda por alta capacidade de transmissão.
O transponder dual desagregado (ou standalone) possui duas interfaces de linha com até 1,2 Tb/s cada, totalizando uma capacidade de 2,4 Tb/s por placa, adequada para médias, longas e ultralongas distâncias.
A principal vantagem em relação às gerações anteriores é a redução do custo por bit transmitido em sistemas ópticos coerentes e uma eficiência energética elevada.
Segundo Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec, uma inovação técnica do LightPad Max é a taxa de símbolos transmitidos, que alcança 140 Gbaud, o dobro dos valores disponíveis nos equipamentos atuais.
“Com uma taxa de símbolos mais alta, é possível obter maiores capacidades de transmissão nas redes DWDM utilizando menos canais, resultando em economia de custos por bit e significativa redução no consumo de energia”, explicou Sousa.
Em testes realizados na rede DWDM do provedor Brisanet, o novo transponder da Padtec demonstrou desempenho superior, transmitindo 800 Gb/s por canal óptico entre Juazeiro do Norte e Pereiro, no Ceará, em um trecho de aproximadamente 350 quilômetros. Este desempenho superou produtos concorrentes testados na mesma rede.
João Paulo Estevam, diretor de Operações da Brisanet, destacou que a nova geração de transponders aumentará a eficiência e o aproveitamento da infraestrutura de rede da empresa, permitindo maior capacidade de tráfego por canal óptico.
Os produtos da linha LightPad Max serão fabricados no Brasil e poderão ser financiados por meio de diversas linhas de crédito oferecidas pela Padtec, incluindo o FIDC Funttel Padtec, financiamentos do BNDES, Finep, “vendor financing” com bancos privados e operações de “forfait” para vendas internacionais.