O novo padrão de token Runes, lançado recentemente na rede Bitcoin, vem registrando uma rápida ascensão. Em apenas uma semana, o protocolo já gerou mais de 2.129 bitcoins (BTC) em taxas de transação, equivalente a aproximadamente US$ 135 milhões.
O Runes se destaca por sua abordagem, utilizando o modelo UTXO do Bitcoin e o opcode OP_RETURN para oferecer uma solução de tokenização mais eficiente e segura. Essa combinação o diferencia do padrão BRC20 (baseado nos protocolos Ordinals).
Credores da Celsius Loan contestam plano de reestruturação
Esse padrão permite a criação de tokens sobre o BTC, que geralmente são memecoins. O lançamento do Runes coincidiu com o quarto halving do Bitcoin, um evento que reduz a taxa de criação de novos bitcoins e pode impactar o valor da criptomoeda.
De acordo com dados do painel Dune da cryptokoryo, na quinta-feira (24), as atividades relacionadas às Runas representaram 45% das transações Bitcoin. Já as transações regulares representaram 51%.
Além disso, protocolo de negociação de Runas, Unisatm informou que cerca de 11 mil tokens de Runas foram cunhados até o momento. O sistema foi criado pelo desenvolvedor Casey Rodarmor, responsável pelo conceito do protocolo Ordinals no início de 2023.