Na análise fundamentalista, os investidores usam vários indicadores para avaliar o preço justo dos ativos. O P/E (Price/Earnings) é um dos mais importantes. Vamos explorar o que é e como analisá-lo.

Basicamente, o P/E (Price/Earnings) em inglês, também conhecido como P/L (preço/lucros), relaciona o preço atual das ações de uma empresa com o seu lucro por ação. O cálculo é feito dividindo o preço da ação pelo lucro por ação, com base nos últimos 12 meses ou nas projeções futuras.

Dessa forma, o indicador mostra quanto os investidores estão dispostos a pagar por cada unidade de lucro da empresa. Por exemplo, se o P/L das ações do Banco do Brasil (BBAS3) é 5, isso indica que o preço atual equivale ao lucro de 5 anos da empresa, assumindo que o lucro se mantenha estável. Ou seja, que o investimento será recuperado em 5 anos através dos lucros.

Como Analisar o P/E (Price/Earnings)?

Investidores geralmente preferem preço/lucros mais baixos, mas nem sempre. Empresas com alto crescimento dos lucros tendem a ter um P/L mais alto, pois o mercado espera que o lucro continue crescendo. Contudo, empresas com baixo crescimento podem ter um indicador mais baixo devido à estagnação ou falta de inovação. Se uma empresa está com prejuízo, a métrica não é útil. Afinal, os resultados podem ser afetados por despesas não recorrentes ou reestruturações.

Quando usar o indicador?

O P/E é aplicável a diversos setores, como varejo, instituições financeiras e seguradoras. No entanto, recomenda-se cautela no uso em empresas de commodities. A variação cambial e os ciclos de mercado podem distorcer a análise do lucro dessas empresas.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Por exemplo, o P/L de empresas como Vale (VALE3) e Petrobrás (PETR4) está abaixo da média histórica devido à valorização das commodities, que aumentou seus lucros mais rapidamente do que o preço das ações.

Portanto, não use o indicador isoladamente para decisões de investimento. Existem outras ferramentas e plataformas que podem auxiliar no uso de diversos indicadores para encontrar oportunidades, como por exemplo o Clube Acionista.

Faça o cadastro gratuito por aqui e conheça!