Outono chegando ao fim e o último dia será marcado pelo sol e tempo seco e quente no Brasil. Um sistema de alta pressão atmosférica deixa o ar seco, coibindo o avanço das frentes frias pelas regiões brasileiras. As informações usam como base a Climatempo.
No Rio Grande do Sul, uma nova frente fria faz aumentar os riscos de fortes chuvas no Estado, causando preocupação por parte da população. Já o extremo norte do País, o ar úmido e quente gera nuvens carregadas. Precipitações pluviométricas aumentam-na costa leste e norte do Nordeste.
Às 17h51, ocorre o solstício de inverno, ou seja, uma nova estação tem início.
Na Região Sul, a baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o ventos quentes do norte do Brasil provocam nuvens carregadas, tomando conta do Rio Grande do Sul e centro-oeste de Santa Catarina e oeste sul do Paraná.
O cenário é de aleta para temporais no Rio Grande do Sul. Pancadas de moderadas a forte devem ocorrer no oeste de Santa Catarina e na serra catarinense.
Áreas de instabilidade que crescem sobre o Paraguai provocam algumas pancadas de chuva no extremo oeste sul de Mato Grosso do Sul. Mas essas pancadas de chuva também são isoladas e com pouco volume.
Região NorteO sol forte e o tempo seco predominam em Rondônia, no sudeste do Amazonas, em quase todo o Pará e também sobre o Tocantins. Os níveis de umidade no extremo sul do Pará e no Tocantins devem ficar entre 21 e 30% nas horas mais quentes do dia.
Pancadas de chuva com raios ocorrem nesta quarta-feira no extremo norte do Pará, no Amapá, em Roraima, no Amazonas e Acre. Períodos com sol intercalam com as pancadas de chuva.
A quarta-feira é com alerta para temporais em Roraima. No Amapá, no litoral e no extremo norte do Pará, e no norte do Amazonas as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes. O oeste do Acre pode ter chuva moderada.
Região NordesteA maioria das áreas da região Nordeste passa esta quarta-feira com muito sol, pouca nebulosidade e sem condições para chuva. As nuvens de chuva crescem nas áreas próximas ao litoral nordestino. Pancadas de chuva moderadas são esperadas na faixa Litorânea do Ceará até o Maranhão.
Essa quarta-feira é com alerta para pancadas de chuva moderada a fortes na faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, mas na região de Salvador e de Recife a situação é de alerta para temporais.
Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas e fracas nesta quarta-feira na região da Chapada Diamantina, na Bahia, no sertão da Bahia, de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas.Também pode chover de forma isolada no interior do Rio Grande do Norte, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/previsao-do-tempo/outono-chegando-ao-fim-e-inverno-com-temperaturas-acima-da-media