Tudo indica que o agro seguirá nos holofotes em 2023 e nas carteiras também. Na última sexta-feira, 24, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo sobre o desempenho do setor agropecuário para este ano. A estimativa é de aumento no valor adicionado (VA) da agropecuária neste ano e foi mantido em 11,6% o crescimento. A projeção do VA da produção vegetal permaneceu em 14,2% de alta, enquanto a previsão para a produção animal foi revista de 1,6% para 0,8%.
Setor agro
Segundo o estudo, a participação da produção vegetal aumentou significativamente nos últimos anos e hoje corresponde a cerca de 80% do VA do setor agropecuário. Sendo assim, a alta elevada da produção vegetal em 2023 passou a ser mais significativa. Na produção vegetal, as novas estimativas para as produções de milho e café na safra 2023/2024 compensaram a revisão para baixo na produção de soja e mantiveram o VA do setor com alta de 11,4%. Para este ano, a soja deve ter crescimento de 21,3%, o milho de 10,2%, e o café de 5,7%. As projeções para a produção de arroz e trigo, no entanto, são de queda de 6% e 13,8%, respectivamente.
WASDE de março
O USDA publicou recentemente sua atualização mensal do WASDE com estimativas de oferta e demanda para as principais soft commodities. Em resumo, as estimativas da safra 2022/23 continuam apontando para uma dinâmica de oferta e demanda apertada para grãos.