Por: Tayllis Zatti
Pensou em investimentos seguros? Pensou em títulos públicos!
Se aqui no Brasil os títulos públicos já são muito procurados por quem deseja garantir maior segurança no quesito investimento – afinal, quem poderia ser melhor pagador que o governo? -, na maior potência mundial não seria diferente. Os treasuries, que você tanto tem ouvido falar nas últimas semanas, são os títulos públicos do governo americano. Simples assim!
Eles são conhecidos mundialmente como ativos livres de risco. Quando um cenário de aversão ao risco se instala (e a lista pode ser enorme para essas razões, mas cito, por exemplo, a pandemia da covid-19, instabilidades políticas, e medo de uma recessão global) a demanda pelos treasuries aumenta consideravelmente. Não à toa essa é uma das razões pela alta do dólar, já que há fuga de capital do país.
Explico rapidamente o núcleo do tema para chegar ao assunto do dia (e das próximas várias semanas à frente): o possível calote da dívida dos EUA minaria o status dos treasuries como ativos de segurança.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu hoje (6), na Casa Branca, com representantes de grandes empresas norte-americanas, como Nasdaq, JPMorgan, e Citigroup para debater o impasse em torno do teto da dívida do país. Os executivos alertaram principalmente para as possíveis consequências econômicas de um possível calote e defenderam que o Congresso suspenda o limite para o endividamento do Tesouro.
As perdas de Wall Street nas últimas semanas são atribuídas, principalmente, a esse possível risco de calote da dívida, deixando os mercado financeiros estressados com o imbróglio fiscal. Ainda, Biden está ciente que bloquear a suspensão do teto da dívida “não é certo e é perigoso”.
No final desta tarde, o líder republicano no Senado dos EUA, Mitch McConnel, ofereceu aos democratas um acordo para suspender o teto até dezembro, fazendo as bolsas de NY virarem para o positivo. O fato é que o impasse no Senado dos EUA é claro, e os investidores devem acompanhar os próximos passos de perto.
Falando em acompanhamento, nesta sexta-feira é dia de Payroll, e o relatório ADP sobre o emprego privado nos EUA, divulgado hoje, já começou a preparar o terreno para o fim da semana. A divulgação do dado mostrou que o setor privado dos Estados Unidos gerou 568 mil postos de trabalho em setembro de 2021, ante o mês anterior. O resultado veio acima do previsto por analistas, que estimavam a abertura de 428 mil empregos no mês.
Lembrando que o mercado espera que o Payroll de sexta confirme o anúncio formal do tapering, em novembro.
As vendas no varejo da zona do euro também surpreenderam no dia de hoje, mas negativamente, subindo apenas 0,3% em agosto ante julho, segundo a agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a Eurostat. Analistas do The Wall Street Journal previam um avanço de 0,8% nas vendas do período. Na comparação anual, as vendas do setor varejista do bloco ficaram estáveis em agosto.
Falando agora mais precisamente das companhias, a Petrobras teve sua nota de crédito elevada pela Moody’s, de “ba2” para “ba1”. Com essa elevação, a nota da companhia fica acima da atribuída ao governo brasileiro. Essa é uma boa notícia para o acionista da Petrobras, isso porque reduz os custos de captações futuras da empresa.
Lembrando que na próxima semana, dia 13, acontece a AGE da companhia, que tem como pauta principal a alteração da denominação social para Vibra Energia. Para conferir outras datas e detalhes, clique aqui!
Já a Méliuz divulgou seus dados operacionais do 3tri; os números mostraram que suas contas abertas aumentaram 79% ante mesmo período de 2020. As informações fazem parte dos dados operacionais, preliminares e não auditados, divulgados pela empresa na noite de ontem.
O Ibovespa fechou estável hoje, com as varejistas figurando entre os maiores ganhos do índice, isso porque os papéis já estão excessivamente descontados, portanto, abertos à recuperação. A Vale também acelerou no pregão de hoje, acompanhando a melhora do mercado doméstico.
Na sexta-feira veremos as próximas datas de ex e pag, e já adianto que a Movida pagará na próxima semana. Ficou curioso? Quer se adiantar para lucrar com dividendos mensalmente? Então confira aqui nossa agenda completa de proventos!
Últimas do dia:
#GOLL4 – A Gol divulgou os números prévios de tráfego sobre setembro. Segundo o comunicado da empresa ao mercado, na comparação com o mesmo mês de 2020, a demanda para os voos (RPK) cresceu 36,8%, enquanto a oferta (ASK) aumentou 38,1%.
#PETR4 – A Petrobras começou a apresentar a potenciais compradores na Ásia, Europa e EUA o seu novo óleo extraído do campo de Sépia, segundo pessoas com conhecimento da situação. São 500.000 barris de óleo bruto para carregamento em novembro; oferta é preliminar.
#PETR4 – A Petrobras também pretende investir US$1,5 bilhões para perfurar 14 poços em áreas da margem equatorial nos próximos 5 anos, disse o diretor de Exploração e Produção (E&P) da estatal. Cia já perfurou mais de 400 poços na parte rasa da margem equatorial.