O que é um Fundo de Imobiliário (FII)? Em termos práticos, podemos dizer que é a forma mais barata e rápida de investir em imóveis e colher os retornos dos empreendimentos. Afinal, depois de comprar a primeira cota de algum fundo, já no mês seguinte provavelmente terá algum valor depositado (referente aos proventos do FII) na conta da corretora que você realizou o aporte.

Dessa forma, sem precisar comprar um imóvel integral, cuidar e negociar é possível receber mensalmente o retorno do investimento. Como cotista de um fundo, você passa a ter direito de uma parte dos negócios e receber uma parcela do aluguel dos ocupantes (o lucro).

Mas o que é um fundo imobiliário?

Basicamente, um fundo funciona como um condomínio, ou seja, você e outros investem em conjunto dentro de segmentos, regras e definições específicas, como: shoppings, escritórios, galpões, etc. Portanto, para cada cota representa uma fração dos ativos do fundo.

Na prática, investir em FIIs é delegar para um gestor (um profissional do segmento) todas as funções estratégicas. Desde as partes “chatas” de comprar um imóvel, tendo que colocar para alugar ou vender na sequência, até a busca por retornos conforme a estratégia. Assim, oportunizando a você e outros cotistas a possibilidade de acessar investimentos que talvez não poderia sozinho, evitando aplicações de alto valor, falta de liquidez (dificuldade de vender e ter o dinheiro em mãos) e alta burocracia.

Por estes motivos, investir em FIIs proporciona praticidade, resolvendo algumas desvantagens do investimento direto em imóveis. Logicamente, a categoria possui riscos como qualquer outro investimento. Sendo este o principal pilar para encontrar oportunidades dentro de um nível de risco e retorno atrativo, combinando com rentabilidade mensal e alta liquidez.

A hora de encontrar bons investimentos na categoria é agora e você pode conhecer a lista das principais recomendações por aqui hoje.