Mercado interno

Depois da forte queda de ontem, o Ibovespa vem com sinal positivo na abertura de hoje. Não tivemos melhoras, de ontem para hoje, referente ao surto da epidemia de coronavírus, pelo contrário, os casos de infectados e mortos vem aumentando, mas o mercado entendeu que a queda de ontem foi excessiva. A dúvida quanto ao real impacto dessa epidemia na economia global ainda é bastante incerta, com isso os investidores tentam buscar oportunidades mesmo com maiores risco, já que o cenário interno vem demonstrando certa melhora.

De agenda, hoje, saiu o INCC-M que variou 0,26% em janeiro, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando variou 0,14%. A confiança da construção, mostrou sinais positivos, atingindo assim o maior nível desde maio de 2014.

No campo político, os investidores ficaram atentos com a palestra do presidente do BC, seu último pronunciamento antes da reunião do Copom, entre os dias 04 e 05 de fevereiro. Campos Neto poderá ajudar os mercados a “cravar” mais um corte na taxa básica de juro, já que as apostas se elevaram, agora estando em 80% para uma redução de 0,25 p.p

Mercado externo

Mercados internacionais seguem bem tensos, já que o número de infectados e mortos continuam subindo. A OMS também acabou elevando a sua avaliação de risco internacional, saindo do moderado para elevado.

A maioria das bolsas asiáticas continuam fechadas, até o dia 02 fevereiro. Já as bolsas do Japão que vem operando, fecharam em queda. As Bolsas europeias e americanas estão com modestos avanços.

O governo chinês vem restringindo diversas regiões para evitar a proliferação do vírus, além de investir pesado em novos hospitais para o agilizar o tratamento. Dessa forma, o mercado permanece bem atento.

Na agenda de indicadores, as atenções estão voltadas para os resultados de empresas que publicarão seus balanços, como a 3M e Pfizer.

Outro ponto de atenção é a reunião do FOMC que começará hoje e divulgará a sua decisão amanhã, sendo esse o primeiro encontro depois do agravamento do surto do vírus, deixando tudo muito incerto quanto a sua decisão sobre o juro.

Fonte: Terra Investimentos

Confia mais notícias rápidas da bolsa

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte