Confira abaixo as principais notícias envolvendo os ambientes internacionais, que estão movimentando o mercados hoje.
Os destaques dos mercados
Durante o feriado do Carnaval no Brasil, as Bolsas de valores no mundo sofreram fortes quedas após a disseminação do coronavírus em outros países, e um movimento de corrida a ativos seguros (“flight to safety”) se intensificou.
O rendimento do Título do Tesouro americano de 10 anos caiu para o seu menor nível da história para 1,32%, enquanto investidores buscam proteção contra o impacto do vírus no crescimento econômico. Na mesma linha, o ouro registrou na segunda-feira, 24, o maior valor em sete anos, próximo da marca de US$ 1.700 por onça-peso.
Além disso, o Índice de volatilidade VIX atingiu seu nível mais alto desde 2018. O indicador, também conhecido como “índice do medo” mede as expectativas dos agentes para movimentações das ações do índice S&P.
Portanto, após semanas de novos recordes nas volsas americanas, os ganhos começaram a deteriorar à medida que as cadeias de suprimento globais se mostraram mais impactadas do que o inicialmente previsto e com o brusco crescimento dos casos confirmados fora da China, pressionando as Bolsas globais.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Essas preocupações se elevaram no fim de semana depois que uma onda de casos foi relatada na Coréia do Sul, Irã e Itália. Dessa forma, foi gerada paralisação de algumas atividades nos países, enquanto as autoridades tentam manter os recentes surtos sob controle. Além disso, o primeiro caso de Coronavírus foi confirmado no Brasil em um paciente de São Paulo que voltou de viagem recente à Itália.
Com isso, os mercados globais caíram 6-7% essa semana, enquanto o Índice da bolsa brasileira dolarizado (EWZ) acumulou queda de 6,3%, e isso deve se refletir na abertura dos mercados nesta quarta-feira (26) no Brasil, marcada para às 13h, após o feriado do Carnaval. As ações de empresas brasileiras (ADRs) listadas em Nova Iorque mais relevantes tiveram queda nos últimos dois dias de: Vale (-9,7%), Petrobras (-8,6%), Itau (-7,5%), Cemig (-5,1%) e AmBev (-1,6%). Nesta manhã, bolsas europeias continuam em queda, e outras empresas como Danone e Diageo cortaram suas projeções de resultados devido aos impactos do coronavírus.
Fonte: XP Investimentos
Confira os destaques das empresas hoje
A principal referência do mercado financeiro
Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.