À medida que as barreiras tradicionais são superadas, um movimento crescente de mulheres está desafiando preconceitos e estereótipos, ultrapassando mitos que, por muito tempo, limitaram a participação feminina em setores como a construção civil.

Reconhecendo a necessidade de equidade de gênero nos canteiros de obras, onde há um notável déficit de mulheres em atividades de execução, a Construtora Patriani se uniu à ONG Mulheres em Construção para lançar um programa de capacitação e inclusão, em São Bernardo, no ABC Paulista.

O objetivo dessa colaboração é empoderar as mulheres por meio de oficinas que proporcionarão, não apenas habilidades técnicas, mas também resgatam valores, direitos e independência econômica, promovendo uma valorização genuína da força de trabalho feminina. “Acreditamos que, ao oferecer oportunidades igualitárias para as mulheres na construção civil, estamos contribuindo para a criação de um ambiente mais justo, inclusivo e empoderador para todos os membros de nossa equipe”, explica Juliana Quintino, Superintendente de Recursos Humanos da Patriani.

Como será a capacitação e a inclusão

Uma turma inicial de 20 mulheres será capacitada em um programa de 11 dias, proporcionando 88 horas de treinamento a cada aluna. As participantes serão preparadas para desempenhar o papel de ajudantes na área de instalações hidráulica e elétrica, funções que frequentemente carecem da presença feminina.

“Estamos muito satisfeitos em estabelecer essa parceria com a Construtora Patriani, certamente será a primeira de muitas. Acreditamos que o comprometimento e a expertise que possuem serão fundamentais para o sucesso desta iniciativa tão importante, que visa estimular uma maior empregabilidade entre mulheres e colaborar para um mundo onde elas possam fazer suas próprias escolhas”, afirma Bia Kern, Presidente e Fundadora da ONG Mulheres em Construção.

Ao longo do treinamento, as colaboradoras também participarão de um programa de desenvolvimento que abordará temas sociais, como os direitos das mulheres, vieses e preconceitos, assédio e violência doméstica, desafios do mercado de trabalho da construção civil, bem como condutas e comportamentos apropriados. Ao final, as que desejarem ingressar na equipe da Construtora Patriani serão contratadas e, além disso, receberão um certificado reconhecido em todo o mercado como um endosso de suas habilidades adquiridas.

Comprometimento com o ESG

Além do compromisso com a capacitação, a Construtora Patriani está empenhada em criar um ambiente acolhedor e inclusivo para as mulheres. Iniciativas como a adaptação da infraestrutura, a disponibilidade de vestiários femininos, uniformes adequados e equipamentos de segurança são prioridades. A empresa também está incorporando o respeito às mulheres nos Diálogos Diários de Segurança (DDS), reforçando a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero em todas as etapas de trabalho.

“Com essa iniciativa inspiradora, a Construtora Patriani e a ONG Mulheres em Construção estão pavimentando o caminho para uma indústria da construção mais inclusiva, diversificada e justa, refletindo o comprometimento mútuo em ESG para catalisar mudanças positivas dentro e além dos canteiros de obras. Esse é só o início desse programa, pretendemos expandir e logo fará parte de todos os nossos empreendimentos”, conclui Bruno Patriani, CEO da construtora.

Saiba mais

Sobre a ONG Mulheres em Construção – A ONG foi criada a partir de um projeto piloto implementado em 2006, no município de Canoas (RS). Bia Kern, fundadora da ONG, é uma gaúcha que, adulta, chegou onde queria: mostrar à mulher desfavorecida economicamente que ela tem força e talento para vencer com seu próprio dom. Bia, mesmo sem conhecimento na área, teve a iniciativa de firmar parceria entre professores voluntários e empresas ligadas à construção civil para ensinar às mulheres técnicas de pintura predial e texturas. Hoje, Mulher em Construção é uma organização social que visa a inclusão da mulher periférica no mercado de trabalho da construção civil através da promoção da autonomia, da cidadania e do empoderamento daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade e violência doméstica. Em um mercado predominantemente masculino, a organização capacita essas mulheres, lutando pela redução da desigualdade e incentivando a diversidade de gênero.

Sobre a Patriani – A construtora nasceu no Grande ABC e atua no desenvolvimento de empreendimentos comerciais e residenciais em cidades num raio de 100 km da cidade de São Paulo, que compreende municípios como o Grande ABC, Campinas, Sorocaba, Atibaia, São José dos Campos, Suzano, São Paulo e Santos. O talento na criação de projetos inovadores coloca a Patriani entre as 50 maiores construtoras do Brasil, por cinco anos consecutivos, de acordo com o Ranking ITC. Além disso, a companhia tem certificações importantes como o selo PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), regulamentador nacional de produtos e serviços, e o ISO9001/2015 norma internacional de sistema de gestão da qualidade (SGQ), além da ISSO 14001/2015, totalmente focada em práticas de preservação ambiental.

(Material enviado pela Agência XCom/Deise Ramos)

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!