Atenção você que fica feliz quando encontra algum dinheiro esquecido no bolso da calça. A partir das 10h desta terça-feira (7), cerca de R$ 6 bilhões estarão disponíveis a 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de jurídicas. Dessa vez, tem a possibilidade de verificação de pessoas falecidas no sistema. As consultas estarão reabertas, após 11 meses, no site Valores a Receber, administrado pelo Banco Central.
De acordo com o BC, sistema traz novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também haverá uma sala de espera virtual, que permite a todos os usuários fazer a consulta no mesmo dia, sem necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.
Cuidado com golpes
Nesta fase do programa, o Banco Central aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O BC esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos e que não envia links, nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
Assim, o BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contatar o cidadão. O órgão pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.
Seja qual for o valor que você tem esquecido, pode ser um dinheiro para investir. E se você quer orientação e educação financeira, na Trilha do Investidor do Clube Acionista você aprende muito.
(Com informações da Agência Brasil)