Publicidade

Onde investir em FIIs após as atualizações do consenso?

Tempo de leitura: ‍

Imagens Canva

Na primeira semana do mês o Clube Acionista recebe diversas carteiras recomendadas entre muitas categorias e instituições externas. Materiais que colaboram para atualizar as listas de recomendações e rastrear oportunidades. Dessa forma, com um olhar específico sobre onde investir em FIIs, notamos algumas tendências setoriais que são relevantes considerar.

No cenário internacional, o Federal Reserve manteve as taxas de juros inalteradas, enquanto o BCE concedeu suas taxas em 0,25 pontos percentuais, refletindo avanços no controle da inflação. Na China, a recuperação da demanda doméstica segue lenta, com o Banco Popular da China mantendo as taxas de juros estáveis.

No Brasil, o mês anterior foi o Copom manteve a taxa Selic, encerrando o ciclo de cortes. A ata da reunião destacou a resiliência da atividade econômica e do mercado de trabalho, além de incertezas no cenário global. A desvalorização da moeda e a arrecadação federal elevada em maio também impactaram as expectativas inflacionárias.

Onde investir em FIIs: olhar setorial

Com foco na diversificação e mitigação de riscos, a distribuição entre os segmentos conforme o consenso dos analistas e gestores está da seguinte forma.

Fundos de Recebíveis (50% ou mais):

Há um aumento considerável nas alocações desta categoria. Oferecem bom rendimento e menor risco de perda patrimonial, sendo atraentes em um cenário de alta volatilidade e inflação elevada.

Ativos Logísticos:

Apresentam menor volatilidade devido ao curto tempo de construção e modelos de contratos mais longos. Dessa forma, apresentando maior estabilidade de renda e perspectivas regulares devido ao crescimento do e-commerce.

Híbridos:

Apesar de ainda apresenta baixa representatividade nas carteiras, há um aumento importante na seleção de ativos desta categoria. Basicamente, trata-se de fundos quem investem em diversas classes de ativos, proporcionando diversificação e menor risco.

Lajes Corporativas e Shoppings Centers

A categoria vinha em uma crescente mas perdeu espaço neste mês entre as prioridades dos analistas e gestores. Muitos realizaram lucros após altas no último mês e outros passaram a reduzir suas compras na categoria. A tese para investir na modalidade está na recuperação econômica ligada à redução da vacância e estabilização dos aluguéis.

Fundo de Fundos:

Entre as categorias mais descontadas do momento. Usada, neste momento, para ganho de capital (valorização) que pela distribuição dos rendimentos. Os FoFs exploram ineficiências de mercado e assimetrias de risco/retorno, balanceando a exposição a segmentos específicos.

Como organizar a carteira

Diversificar a carteira de investimentos é essencial para mitigar riscos. Inclui uma variedade de ativos, como fundos de recebíveis, logísticos e híbridos, para equilibrar a exposição ao mercado. Para isso, acesse as Recomendações FIIs e confira as sugestões conforme os setores.

Além disso, mantenha-se atualizado sobre a evolução macroeconômica, a situação do seu FII pelas cartas dos gestores e fique atento aos movimentos do mercado para reinvestir seus rendimentos.

Publicidade

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA
Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

JBS (JBSS3): ainda vale a pena após forte alta?

O Itaú atualiza suas estimativas para a JBS (JBSS3) ao mesmo tempo em que avalia os fatores que contribuem para o atual ambiente favorável para o frango e os desafios contínuos no mercado de carne bovina dos EUA.  “A melhoria no segmento de frango deverá superar as tendências negativas no

Varejo em recuperação deixa o mercado otimista

Há tempos, talvez na pré-pandemia, não se via otimismo latente no setor de varejo, um dos mais impactados pela Covid-19. Xô, pra lá! O que se vê atualmente é a recuperação que teve seu start no final de 2023, e a melhora continuou nos dois trimestres deste ano. Segundo o

KNCR11 é uma boa compra neste momento? Veja por aqui

Outro sucesso da Kinea, o KNCR11 é um FII dedicado ao investimento em ativos de renda fixa de natureza imobiliária, especialmente em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). O KNCR11 é o segundo maior fundo do segmento de recebíveis, com patrimônio líquido de R$ 5,78 bilhões. 104,1% do patrimônio líquido está alocado

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.