A Eletrobras (ELET3) foi incluída na Seleção BB-BI 2025 do BB Investimentos. A maior geradora e transmissora de energia do Brasil, com 100% de seu portfólio renovável, a empresa destaca-se pela excelente localização geográfica de seus ativos. O que oferece vantagens competitivas na disputa por novos empreendimentos e ativos à venda.

De acordo com o BB, embora a Eletrobras (ELET3) tenha se beneficiado de uma reestruturação significativa desde 2016, impulsionada pela sua privatização em julho de 2022, não está isenta de desafios. A companhia experimentou desalavancagem, redução de custos operacionais e financeiros, e melhorias em sua margem de lucro operacional. No entanto, a descotização de parte de sua energia após a privatização e a pressão para vender grandes volumes no mercado livre impactaram negativamente suas ações no curto prazo.

Desde a privatização, a Eletrobras vem passando por um processo de transformação. A companhia obteve indenizações de ativos antigos de Transmissão e recebeu bilhões de reais em investimentos autorizados pelo regulador para reforçar suas concessões. Esses movimentos abrem novas perspectivas de crescimento, já que a empresa se prepara para aproveitar oportunidades no setor energético. Contudo, o cenário de preços de energia voláteis, com quedas acentuadas, penalizou a performance das ações.

Para o BB, apesar da volatilidade recente, a expectativa é de que o equilíbrio entre oferta e demanda, verificado no segundo semestre de 2024, favoreça a geração de energia. Com um cenário de preços mais racionais, as ações da Eletrobras podem retomar o crescimento, especialmente com os avanços nas concessões e o potencial de sinergia nos novos ativos.




Acesse a área Recomendações de Ações no Clube Acionista e descubra os melhores ativos para investir hoje. Com análises detalhadas e recomendações de especialistas você pode transformar sua tomada de decisão.

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo