As ações do Grupo Equatorial (EQTL3) estão entre as recomendações para 2025 no relatório do BTG Pactual. Como o terceiro maior grupo de distribuição de energia no Brasil em número de clientes, a empresa segue consolidando sua relevância no setor.
Fundada em 1999, a Equatorial cresceu por meio da consolidação de operações no setor elétrico. Atualmente, a companhia administra sete concessionárias em estados como Maranhão, Pará, Goiás e outros. Isso representa atendimento a mais de 14 milhões de consumidores. Todavia, sua diversificação estratégica inclui atuação nos segmentos de transmissão e saneamento, além de ingressar no setor de energia renovável ao adquirir 100% das ações da Echoenergia.
A recente aquisição de 15% da Sabesp a R$ 67 por ação fortalece sua posição no setor de saneamento, criando novas oportunidades de crescimento. A operação agrega valor significativo e reforça a estratégia de se consolidar como uma empresa multi-utilities. Além disso, a companhia apresenta sólidos resultados operacionais, com redução nas perdas de energia e controle rigoroso de custos. A reestruturação de concessões adquiridas também demonstra sua eficiência em gestão.
Os analistas do BTG destacam o valuation atrativo e o histórico consistente de execução. A combinação de ativos administrados pela empresa oferece proteção contra inflação, previsibilidade nos resultados e crescimento orgânico, fatores que tornam a Equatorial uma escolha robusta para portfólios diversificados.
Acesse a área Recomendações de Ações no Clube Acionista e descubra os melhores ativos para investir hoje. Com análises detalhadas e recomendações de especialistas você pode transformar sua tomada de decisão.