O “Omission Bias” trata-se de um viés que nos leva a preferir não agir, especialmente quando a ação envolve algum risco. Parece inofensivo, mas, na verdade pode prejudicar muito seus investimentos.

Pense nele como estar em um barco que está afundando lentamente. Ou seja, você tem a opção de remar para a margem ou esperar que alguém venha resgatá-lo. Escolher ficar parado pode parecer seguro, mas pode levar a consequências piores do que tentar remar.

Superando o Omission Bias

No mundo dos investimentos, isso acontece quando seguramos uma ação que está caindo, com esperança de que se recupere, ao invés de vender e cortar perdas. Essa inação, motivada pelo medo de errar, pode resultar em perdas maiores. Mas, como você pode evitar cair nessa armadilha?

Reconhecer o “Omission Bias” é o primeiro passo. Entender que não tomar uma decisão também é uma escolha com consequências. E aqui entra o valor de um consultor financeiro. Mais do que um guia, ele se torna um parceiro que ajuda a identificar esses vieses, colaborando nas decisões de forma mais informada.

Estudos mostram que trabalhar com um consultor pode aumentar seus retornos anuais em até 3%. Além disso, eles fornecem um “aconselhamento comportamental” que ajuda a evitar armadilhas emocionais, como o “Omission Bias”.

Além disso, uma ferramenta que uso bastante é o Clube Acionista. Nele consigo acessar diversos materiais e recomendações de diferentes instituições financeiras reunidos em um só lugar. Trata-se de uma oportunidade para diversificar minhas fontes de informação e investir com mais confiança.

Invista em conhecimento, cercando-se de conselhos sólidos e informações diversas. Cadastre-se gratuitamente no Clube Acionista agora e descubra como impulsionar seu sucesso financeiro!