Um trabalho circular é qualquer ocupação que envolva direta ou indiretamente uma das estratégias da economia circular.

Diferenciamos três tipos de trabalhos circulares: trabalhos centrais, facilitadores e indiretamente circulares:

  1. OS EMPREGOS CIRCULARES CENTRAIS são todos os trabalhos que garantem os ciclos das matérias-primas, os processos de trabalhos considerando o reuso da água, energia renovável, gestão de resíduos e recursos e outros aspectos relacionados à Economia Circular. Eles formam o núcleo da economia circular.
  2. OS EMPREGOS FACILITADORES são aqueles que removem barreiras (ex: conhecimento), permitem a aceleração / aumento da escala das principais atividades circulares, sendo alguns deles o de design, educação, tecnologia digital e outros.
  3. OS EMPREGOS INDIRETOS são aqueles que sustentam indiretamente a economia circular. Esses empregos ocorrem em outros setores que não desempenham um papel direto no avanço da transição para a economia circular, mas ainda podem adotar estratégias circulares, como fonte de informações, prefeitura e outros.

Vide a seguir alguns exemplos:

PRIORIZAÇÃO DOS RECURSOS REGENERATIVOS: Garantir que os recursos renováveis, reutilizáveis e não tóxicos sejam utilizados como materiais e energia de forma eficiente. Um exemplo é o dos consultores agrônomos que apoiam a nutrição saudável do solo com adubo orgânico de esterco compostado e restos de cultivo. Eles combinam fortes habilidades interpessoais com conhecimento ecológico.

AUMENTO DO CICLO DE VIDA ÚTIL: Garantir o aumento da extensão do Ciclo de Vida Útil dos recursos através da manutenção, reparação e atualização buscando estender sua utilidade ou criar outras aplicabilidades. Existem profissionais com estas competências técnicas e manuais desenvolvidas através da educação formal ou informal e da própria prática.

UTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS COMO RECURSO: Utilizar os resíduos gerados como fonte de recursos secundários e recuperar os resíduos para reutilização e reciclagem. Os profissionais de operação desenvolvem a triagem dos resíduos visando a valorização para as vendas deles, como por exemplo, as latinhas de alumínio descartadas e recolhidas. Embora este trabalho seja classificado como prático-hábil, o conhecimento da qualidade do material recebido é crucial.

DESIGN PARA O FUTURO: Adoção de uma perspectiva sistêmica durante o processo de planejamento dos produtos, serviços e produção, empregar os materiais certos para o fechamento dos ciclos (loops) da circularidade

REDESENHO DO MODELO DE NEGÓCIOS: Consideração de oportunidades para a geração de valor com a visão circular, analisando as ofertas e demandas a partir de raciocínio sistêmico. Compartilhamento de responsabilidades, orçamento e parcerias. Relação ganha-ganha.

INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL: Acompanhamento e otimização do uso de recursos e fortalecimento do relacionamento entre os parceiros da cadeia de valor estendida. Gestão de informações que alinha os parceiros da operação.

ALINHAMENTO DA GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO: Integração em toda a cadeia de suprimentos, internamente à organização e com o setor público visando o fortalecimento das relações, aumento da transparência e criação de valor compartilhado.

DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DO CONHECIMENTO: Desenvolvimento de pesquisas, incentivo às redes de inovação, estruturação de conhecimento e disseminação de resultados com integridade. Os professores transferem conhecimentos e competências para a força de trabalho atual e futura, de modo a dotar os trabalhadores de competências para estratégias de economia circular