Olá! Hoje na última semana de novembro e a correria do final do ano já chegou forte por aqui. Essa sensação de urgência e organização de tudo como se não tivéssemos tempo, tem uma interferência enorme em nosso planejamento, pois ficamos desatentas com alguns valores e podemos escolher de maneira não favorável!
A dica que dou é “Respire”. A pausa é um movimento que nos possibilita pensar com mais clareza e escolher o que vamos fazer, afinal, são tantas coisas que precisamos concluir e rever que fica muito cansativo de pensar.
Algumas dicas para ser mais tranquilo a organização das despesas
Para te ajudar nesse processo de respiro e organização tranquila, apresento algumas condutas que podem te ajudar:
- Liste (sim, faça listas!) tudo o que precisa ser feito por semana (aquela confraternização, os convites recebidos, as despesas já confirmadas);
- Priorize pelos prazos e se as tarefas envolvem gastos, pense no momento da pesquisa de valores (uma boa pesquisa gera uma boa economia);
- Setorize as comemorações e escolha as que faça sentido para você no momento;
- Determine uma janela de gastos que seja possível cumprir ao final de dezembro, tente não levar as despesas das comemorações para janeiro (a gente já tem muita coisa lá, mas isso a gente aprofunda mais tarde)
Quando conseguimos ter uma visão ampla do que está acontecendo em nossa vida cotidiana, saímos do automático e conseguimos estar atentos ao que podemos modificar e controlar para que tudo saia tranquilo e calmo.
Ah, e mais uma dica: os amigos secretos podem ser substituídos por bingo. Tente fazer essa mudança nos momentos de troca de presentes, fica uma animação só!
Até breve!