Por: Tayllis Zatti
Semestralmente, acontece a divulgação de um importante relatório do Banco Central do Brasil, o Relatório de Estabilidade Financeira. Ele tem sua importância por apresentar o panorama da evolução recente e as perspectivas para a estabilidade financeira no país, com foco nos principais riscos e na resiliência do Sistema Financeiro Nacional. E hoje (18) foi dia da sua divulgação!
As análises realizadas pelo BCB indicaram dois principais tópicos; o primeiro é que não há risco relevante para a estabilidade financeira do país, e o segundo é que ainda há bastante incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia. Só por esses dois assuntos já vemos a importância do investidor ficar de olho nesse relatório.
Explicando um pouco a visão que o BCB tem do cenário atual: o mercado está sim mais confiante em relação aos meses passados, porém, o risco da disseminação de novas variantes da Covid-19, a dificuldade de insumos na produção, a crise hídrica e o avanço da inflação, deixam o clima mais pesado.
Como já falei aqui, a inflação, por exemplo, permanece elevada nas principais nações. A alta do índice de preços acentua os riscos das condições monetárias globais e de correção de preços de ativos financeiros, ou seja, como o próprio Banco Central afirmou “movimentos intensos e abruptos de reprecificação de ativos podem ter efeitos negativos em economias emergentes”. Não é pessimismo, e sim, uma preocupação real.
Ainda, o relatório mostrou que as empresas atualmente possuem maior preocupação com “riscos exclusivamente políticos”; isso fica claro quando analisamos a instabilidade política que o país se encontra, bem como as previsões nada otimistas referentes à corrida eleitoral de 2022.
Sobre a citada “estabilidade do setor financeiro” o relatório afirmou que “testes de estresse de capital demonstram que o sistema bancário está preparado para enfrentar todos os choques macroeconômicos simulados.” Com isso, não haveria risco relevante para a estabilidade do setor, e que esse está em linha com a melhora da economia nacional e a recuperação – ainda que parcial – da confiança dos agentes econômicos.
Deixando um pouco de lado os aspectos macroeconômicos, a semana terá uma agenda econômica fraca, porém, o início da temporada de resultados do 3TRI começará nesta sexta-feira, com a Hapvida, logo após o pregão.
O dia de hoje foi de alta para os papéis da Lojas Americanas e Americanas SA após o anúncio da possível fusão de operações antes da listagem internacional. Essa potencial unificação foi considerada positiva pelo Citibank, já que a medida removeria a complexidade presente na existência atual de três classes de ações e duas companhias, além de ser um importante passo para melhorar a governança corporativa e simplificar o grupo.
Dia de alta também para os papéis do setor elétrico, principalmente a Eletrobras, que teve sua recomendação de compra reiterada pelo BofA, elegendo a estatal como uma das escolhas favoritas entre as empresas de prestação de serviços públicos diante das estimativas operacionais para a companhia.
Já nas maiores perdas do índice se encontra o Grupo Pão de Açúcar. A explicação está apenas na realização de lucros, após ter puxado a lista de altas do último pregão. O dia também não favoreceu a Vale, que teve sua cotação puxada para baixo devido à queda no preço do minério de ferro.
Atualizando sobre a agenda de assembleias, referente às suas mais importantes próximas pautas:
- A PETROLEUM discutirá, em Assembleia Geral Extraordinária e em diferentes datas, a aprovação da aquisição, pela Companhia, de 63.553 ações de emissão da Duna Energia S.A e a reforma do seu Estatuto Social;
- Discutirão também, nas próximas semanas, a reforma do estatuto as empresas QUALICORP, CELGPAR, e CSU CARDSYST;
- Já a LOJAS RENNER decide sobre seu aumento do capital social. A ALLIAR estuda se aprova as diretrizes para a elaboração do novo Plano Estratégico de Longo Prazo para a Companhia a ser implementado até o encerramento do exercício de 2022;
- Por fim, o BTGP BANCO discute, também em AGE, a aprovação, pelo Banco Central do Brasil, da Incorporação Holding Universal.
Todas as datas você confere em nossa agenda completa de assembleias. Clique aqui!
Até quarta-feira!
Últimas do dia:
#LWSA3 – Locaweb está conversando com bancos para estudos visando a mudar o domicílio da empresa e listá-la nos EUA. As conversas ainda são preliminares.
#ASAI3 – Assaí informou que a BlackRock alcançou participação de aproximadamente 5,16% do total de ações ordinárias da companhia. A gestora agora possui, de forma agregada, 68.474.267 ações ordinárias e 202.186 ADRs.
#PRIO3 – Petrorio informou nesta manhã que a Squadra Investimentos comunicou a redução de sua participação na companhia de 5,5% para 4,98%.
#B3SA3 – Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos, a B3 terá novos horários de negociação a partir de 8 de novembro. O mercado de ações mantém a abertura às 10h, mas o pregão se estende por mais uma hora, até as 18h, e o after market fica suspenso.