Publicidade

O que esperar para os FIIs no segundo semestre?

Imagens Canva

Em meio a um cenário desafiador, os investidores de Fundos Imobiliários (FIIs) precisam ser mais seletivos. Segundo analistas do BTG Pactual, a preferência atual é por fundos conservadores, focando em ativos de crédito e contratos atípicos. Veja por aqui os FIIs de papéis mais recomendados para investir conforme o consenso.

A desaceleração dos juros e da inflação no primeiro semestre de 2024 avançou os dividendos dos fundos de recebíveis. Mesmo assim, há confiança na capacidade desse segmento de entregar bons retornos ao longo do ano. Fundos de recebíveis com perfil high/mid grade são os mais recomendados, negociando em taxas que superam IPCA + 8% ao ano.

Análise por segmento dos FIIs

Galpões Logísticos:

A expectativa é de elevação dos preços no segundo semestre. As regiões próximas à capital paulista e Extrema (MG) são as preferidas, graças à dinâmica comercial favorável. Fundos com contratos atípicos são vistos como menos voláteis, mesmo em cenários instáveis.

Lajes Corporativas:

Observamos uma melhora gradual dos indicadores de ocupação e preços em diferentes regiões das capitais (São Paulo, principalmente). No entanto, os analistas da XP sinalizam cautela para as regiões como a Av. Chucri Zaidan e Rio de Janeiro, devido à alta temporada.

Shopping Centers:

Apesar dos juros altos, o segmento tem mostrado boa performance operacional, com crescimento de vendas e NOI/m². A expectativa é de crescimento mais modesto nos aluguéis e dividendos nos próximos trimestres, especialmente devido à deflação do IGP-M e ao término dos ganhos de capital.

Renda Urbana:

A exposição de contratos atípicos, diversificação regional e alta liquidez fazem dessa classe de ativos uma boa opção para tempos incertos. Existe potencial para aumento de dividendos através da venda de ativos acima do valor de mercado.

Fundo de Fundos (FOFs):

Após um primeiro semestre positivo, a performance futura dos FOFs depende do cenário macroeconômico. Embora o segmento apresente desconto em relação ao valor patrimonial, uma tendência de alta só deve ocorrer com a melhora dos juros. Fundos com maior liquidez e exposição a FIIs de recebíveis são os preferidos.

Dicas para os Acionista

Basicamente, priorize fundos de recebíveis e galpões logísticos com contratos atípicos. Acompanhe por aqui as principais recomendações. Em épocas de cenário instável é importante considerar ativos que oferecem menor volatilidade e dividendos estáveis.

Ao adotar uma abordagem seletiva e bem informada, os investidores podem encontrar boas oportunidades no mercado de FIIs em 2024, aproveitando as vantagens de cada segmento.

Publicidade

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA
Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Risco ou oportunidade? Dois FIAgros preferidos dos analistas

Uma sacada bem dada foi a criação dos FIAgros, o Acionista já publicou sobre isso mais de uma vez. E mesmo com a tragédia ambiental causada pelo excesso das chuvas no Rio Grande do Sul, o agro segue uma oportunidade de investimentos com bons retornos. Tem  alguns que pagam dividendos

Renda Fixa em alta: um olhar cético sobre o mercado

Nesta semana, o mercado de renda fixa experimentou uma forte volatilidade. Os juros futuros subiram significativamente, enquanto o real perdeu valor frente ao dólar, que fechou em R$ 5,60/US$. A curva de juros se inclinou, destacando um ambiente econômico cheio de incertezas tanto no Brasil quanto no exterior. O que

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.