Inevitavelmente o coronavírus está entre os principais destaques para o mês de março. Assim, o mercado irá monitorar as consequências quanto ao crescimento econômico.
Segundo Guide, agora, as atenções devem se concentrar principalmente nos casos fora da China, uma vez que o país conseguiu estabilizar o crescimento de novos casos – hoje já estão sendo registrados mais pacientes recuperados do que novos casos de infecção. Em resposta, os principais bancos centrais do mundo já sinalizaram que estão prontos para agir de maneira a amortecer os impactos da doença sobre o crescimento, com destaque para o declaração do presidente do Fed – fato que promoveu alívio nos mercados no último dia útil do mês (28/02).
Ontem, o Banco Central dos EUA realizou corte emergencial nos juros do país de 50 pontos-base, passando para a faixa entre 1,00% e 1,25%. Segundo FED, os efeitos gerais do coronavírus sobre a economia continuam a ser muito incertos.
Conforme Guide, em suma, o mercado volta a depender dos estímulos dos BCs e governos às economias centrais para voltar a se estabilizar. No Brasil, o mercado acompanhou a dinâmica verificada no exterior na falta de novidades da mesma relevância no cenário doméstico.
Entrando em 2020, verificamos uma piora do quadro de incerteza no cenário mundial, principalmente no que tange ao crescimento da economia global. Os impactos do novo coronavírus ainda são difíceis de mensurar, mas já derrubam projeções de crescimento ao redor de todo o globo, inclusive no Brasil.
Em função deste novo momento de incerteza, em conjunto com o quadro de inflação anêmica no país, o BC tem espaço para dar sequência ao ciclo de cortes, apesar de ter “fechado as portas” pelo uso de uma linguagem mais agressiva no comunicado pós-reunião de dezembro.
Em relação à atividade, com base nos indicadores divulgados no período, reduzimos nossas projeções do PIB/2019 para 1,8% (ante 1,34%) e mantivemos o PIB/2020 em 2,20%.
As principais sugestões para saber o que fazer neste momento você pode encontrar agora!
Diversas carteiras recomendadas.
Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.
Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.