Você já leu por aqui outros textos sobre bancos, sabe que o setor financeiro, neste segmento, dificilmente sai perdendo (basta dar uma olhadinha no seu extrato). Bem, e como 2023 chega com vários cenários para o investidor, é hora de falar de novo àqueles que pensam em colocar seu dinheiro nestes ativos. O gigante do setor, Itaú (ITUB4) segue líder nas recomendações dos principais analistas do mercado.

O relatório da Ativa vem ressaltando cautela para o ano que começa. “Tínhamos, até novembro, um cenário mais consensual de queda de juros para meados de 2023, com uma inflação mais controlada. Entretanto, os eventos recentes mostram uma condução da agenda econômica com uma responsabilidade fiscal menor, ou mais fraca do que o esperado. Com a perspectiva de queda dos juros e inflação entrando em uma zona cinzenta, elevamos a nossa cautela para o setor”, justificam os analistas.

Olhando para a carteira de crédito, a dinâmica de inadimplência, em conjunto com a alta taxa de juros, obrigará o setor a desacelerar o crescimento, principalmente para o segmento pessoa física. Para spread bancário, que por sua vez, é um contraponto positivo da alta taxa de juros nos resultados, os analistas projetam que ficará a níveis abaixo da média histórica para o patamar da Selic atual.

Quer saber quais bancos são recomendados? No Clube Acionista você tem essas informações, o preço alvo e o potencial de valorização! Veja por aqui.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.