Publicidade
Publicidade

O que é o Bear Market?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Provavelmente você já deve ter escutado o termo Bear Market, se ainda não, com o tempo, navegando pelos assuntos do mercado você irá percebe-lo.

Este é um termo muito comum para os investidores de Bolsa de Valores, talvez não tão simples para quem não está acostumado com o mercado de renda variável. Resumidamente, é usado para se referir quando o mercado está em queda. Exatamente na direção oposta (mercado em alta), se usa o termo Bull Market.

Veja com mais detalhes

  • O que é o Bear Market?
  • Como sabemos se estamos em Bear Market
  • O que fazer nesses momentos de Bear Market

O que é o Bear Market?

O termo é usado para especificar um momento em que o mercado passa por um onda de pessimismo, levando para uma queda geral nos preços dos ativos.

Publicidade



O mercado de urso (tradução livre em inglês), diz a lenda, que foi criado por conta do estado de hibernação diante de um inverno rigoroso enfrentado pelo urso, ou também, por sua forma de ataque, geralmente de cima para baixo. Ao contrário do Bull Market (mercado do touro – tradução livre em inglês) que ataca, geralmente, de baixo para cima.

Portanto, o Bear Market, é um fenômeno que representa em fortes quedas, baixa confiança dos investidores e na economia como um todo.

Como sabemos se estamos em Bear Market

Geralmente, o padrão para realmente representar um Bear Market é quando os ativos apresentam quedas superiores a 20% e com mais de 80% do mercado atingido.

Isto é, o cenário de pessimismo leva muitos investidores a querer vender seus ativos, optando por locais mais seguros por estarem menos aptos ao risco de maiores quedas.

O ciclo de pessimismo, acompanha alguns fatores importantes, justificando as incertezas e os movimentos dos investidores de ativos mais arriscados para os de maior cautela. Que são: Redução de PIB, Aumento no Desemprego, Empresas aumentado Dívidas, Movimentos no Câmbio e etc…

O que fazer nesses momentos de Bear Market

A principal coisa a se fazer é ter calma e agir com coerência, o mercado se move em ciclos, portanto o pessimismo passa. Evite desesperos! Isso não significa que nada é o mais correto a se fazer, momentos como este nos provam a necessidade de possuir um portfólio diversificado, com investimentos que se comportando de maneira diferente.

Muitas vezes, na onda deste pessimismo, alguns investimentos caem de forma desproporcional, abrindo espaço para oportunidades em momentos de queda. Lembrando sempre que ninguém sabe quanto tempo um ciclo pode durar, portanto aplique seu dinheiro sabendo que pode durar meses ou anos para ver o ativo se valorizar.

Além disso, leve em conta o que os especialistas estão falando, pois estão sempre de olho em oportunidades permitindo que você avalie o melhor investimento.

Diversos acontecimentos podem influenciar o mercado. Desta forma, acompanhar os movimentos da Selic, do PIB, da inflação e diversas opiniões pode ser fundamental para investir de forma correta no ciclo de Bear Market para depois colher os frutos quando a onda de alta chegar.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.