O ex-ministro José Dirceu (PT-SP) tem trabalhado para fazer o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT-SP), como sucessor de Gleisi Hoffmann (PT-PR) na presidência do PT, informou Eduardo Gayer para a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo.

Na avaliação de Dirceu, Silva possui o perfil conciliador, moderado e pragmático necessário para liderar o partido durante a próxima corrida ao Palácio do Planalto — quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter de negociar com partidos de centro e da centro-direita para disputar a reeleição.

 

Fundo Clima nas mãos de…

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), chefiado pela deputada federal Marina Silva (Rede-SP), conseguiu um novo adiamento da votação de um projeto que tira parte do seu controle no Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, o Fundo Clima, que detém R$ 10,10 bilhões disponíveis para aportes.

A secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, negocia mudanças no parecer da deputada federal Socorro Neri (PP-AC), relatora na Comissão de Meio Ambiente.

Por enquanto, não existe nova data para votação. A proposta já foi retirada de pauta duas vezes a pedido da congressista.

As informações são de Augusto Tenório, para a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo.

 

Tem quem negue, mas pode sim ser o nome do campo bolsonarista…

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) diz a aliados que “está totalmente focado em São Paulo” e tenta sinalizar que não avalia concorrer ao Palácio do Planalto em 2026, mas aliados relembram que o político já disse que, “se o cavalo passar selado” na próxima eleição presidencial, ele monta.

As informações são do blog de Bela Megale, do jornal O Globo.

À coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, disse nesta segunda-feira (20) que Freitas deve migrar para o PL em julho, “se Deus quiser”.

O governador, por sua vez, tem evitado cravar datas, mesmo nos bastidores.

 

O correligionário Jean Paul Prates

Desde 2019, quando assumiu o mandato no Senado Federal enquanto suplente de Fátima Bezerra (PT-RN), eleita governadora do Rio Grande do Norte, até janeiro de 2024, o petista Jean Paul Prates repassou R$ 185,6 mil em contribuições aos cofres do partido, informou a coluna de Guilherme Amado para o site Metrópoles. 

Os valores foram informados pelo PT na prestação de contas à Justiça Eleitoral a cada ano.

 

De volta ao RS…

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) planeja fazer uma pesquisa amostral específica para colher os dados da população atingida pela tragédia no Rio Grande do Sul (RS), destacou o blog de Míriam Leitão, no jornal O Globo.

De acordo com o presidente do instituto, Marcio Pochmann, essas informações seriam úteis para desenhar políticas públicas pelos governos locais. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (20), durante o lançamento da força-tarefa do instituto que tem como objetivo auxiliar o processo de reconstrução das áreas afetadas.

A realização do levantamento depende da liberação de orçamento extra por parte do governo federal.

 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte