#tbt. Seguimos na dúvida: arriba ou não para o movimento do Ibovespa? Simplesmente, um ajuste de final de mês? O limite dos 104 é a forte resistência a ser vencida no intervalo 95.000 – 104.000 alvo atingido.
A imprevisibilidade quanto à reação do principal índice acionário brasileiro, possivelmente, prosseguirá e teremos a sempre presente “gangorra diária”. O “Rodízio de Carteiras” que no início de ano propiciou avanços no Ibovespa segue forte. Contudo, a volatilidade alta no mercado não mostra alguma mudança de tendência.
A ansiedade tem guiado a trajetória do Ibovespa, de acordo com os movimentos políticos/econômicos. A volatilidade alta predominará e o caminho da indefinição persistirá. Assim, o viés passou de positivo para neutro e caminha para o negativo.
Aguardemos… muita cautela.
O movimento do Ibovespa
As incertezas quanto aos aspectos econômicos no Brasil seguirão e, também, nos principais mercados mundiais que têm determinado uma oscilação sem a sincronia habitual. A dissonância momentânea entre os comportamentos dos principais mercados é a principal certeza nos fechamentos dos principais índices.
O próximo vencimento do ÍNDICE FUTURO, logo o movimento do Ibovespa em abril de 2023, continuará bastante em aberto. A atual tendência ou o início de um novo período “Bullish” terá somente uma definição ao longo de um prazo maior. Portanto, somente a partir da exibição de dados mais concretos sob os aspectos econômicos no mundo em 2023. Uma reversão, se ocorrer, virá acompanhada de alta volatilidade e do “Efeito Gangorra” que sempre permanecerão fortes, independente da definição do movimento.
A Análise Técnica (AT), no curto prazo, alterada em 28 de março de 2023, mostra uma faixa que se enquadra em 94.000 – 107.000 para o movimento do Ibovespa. Dessa forma, em Recomendações IMA, sugerimos diariamente pontes de entrada e as principais tendências para o índice.
Tendência
A principal tendência para o IB deixará o “Bearish” e rumará para “Bullish”? A pressão sobre os mercados existirá uma vez que os aspectos econômicos, principalmente, os inflacionários poderão influenciar nos próximos movimentos das Bolsas.
Alertamos sempre… ATENÇÃO SUPER REDOBRADA!
O Ibovespa, ontem, fechou aos 101.792, alta de 0,60%, a máxima em 102.213 e a mínima em 100.247, variação de cerca de 1.950 pontos entre os extremos.
Aos 102.360, o INDJ23 fechou em alta de 0,48%, abertura em 102.330, a máxima em 102.665 e a mínima em 100.565, variação de 2.100 pontos entre os extremos.
Acompanhe a carteira do IMA 90 para abril de 2023!
TOP PICKS* – 4 ativos considerados as melhores escolhas e, que inicialmente, deverão compor a carteira do IMA90, durante o ano de 2023. Veja por aqui.
Boa sorte! Bons negócios!
Investimentos conscientes e responsáveis!
Imã atrai bons investimentos!