Como proteger a integridade da informação nas plataformas digitais? ONU publica orientações do secretário-geral
O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) publicou na sexta-feira 20/10 a versão em português do Informe de Política sobre Integridade da Informação nas Plataformas Digitais, preparado pelo secretário-geral da ONU. O Informe apresenta conceitos e propostas para proteger os direitos fundamentais de acesso à informação e liberdade de expressão, e defendê-los das crescentes ameaças representadas pela proliferação de mentiras, desinformação e discurso de ódio nas plataformas digitais.
O documento preparado pelo secretário-geral da ONU reflete o entendimento de que o avanço da tecnologia e sua crescente utilização por pessoas de todo o mundo traz uma série de vantagens e oportunidades. O chefe da ONU defende que as oportunidades devem ser maximizadas, enquanto as ameaças precisam ser enfrentadas com seriedade, através de uma abordagem integrada, para evitar danos ainda mais significativos à paz e ao desenvolvimento. O estudo foi realizado em 142 países e, dentre outros dados, mostrou que 58,5% dos usuários regulares de internet e redes sociais estão preocupados em encontrar informações falsas online. Vale a pena ler.
Cultura
35ª Bienal de São Paulo
Com curadoria coletiva de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição tem 1.100 obras de diferentes linguagens e aborda temas como o acesso à justiça, liberdade e à ideia mínima de igualdade pela perspectiva de 121 artistas. “As coreografias do impossível reúnem práticas artísticas e práticas sociais de um grupo de artistas composto por 121 nomes que têm performado as suas existências impossíveis, os seus cotidianos impossíveis em materialidades diversas, em diversas linguagens artísticas, em volumes, formas e cores. Então, é uma exposição que pensa muito na relação com a linguagem, os modos como a linguagem artística é impactada pelo nosso cotidiano, pelos nossos problemas sociais”, explica Diana Lima.
A exposição tem entrada gratuita e fica em São Paulo até o dia 10/12/2023 no Pavilhão da Bienal (Parque do Ibirapuera).
Bernie Madoff: O golpista de Wall Street
A série documental “Bernie Madoff: O golpista de Wall Street” é um relato abrangente e detalhado do esquema de pirâmide financeira de Madoff, considerado um dos maiores esquemas de pirâmides da história de Wall Street. A série começa com a ascensão de Madoff, que começou sua carreira como corretor de bolsa na década de 1960, construindo uma reputação de sucesso e chegando a ser presidente da Nasdaq. Em 1990, fundou seu próprio fundo de investimento, o Bernard L. Madoff Investment Securities. Madoff prometia aos investidores retornos altos e consistentes, mesmo durante períodos de crise financeira. Ele atraiu investidores de todo o mundo, incluindo celebridades, políticos e grandes empresas. No entanto, o sucesso de Madoff era uma fachada. Ele não estava realmente investindo o dinheiro dos investidores, mas sim usando-o para pagar os retornos dos investidores anteriores. O esquema de Madoff começou a desmoronar em 2008, durante a crise financeira global. Ele foi preso em dezembro de 2008 e condenado a 150 anos de prisão.
A série documental é baseada em entrevistas com vítimas, investidores, funcionários de Madoff e investigadores e fornece um relato fascinante e revelador de um dos maiores crimes financeiros da história.
O post O melhor da semana para você – 27/10/2023 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.