Museu das Culturas Indígenas
Trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. Um museu público, em uma metrópole, que reunirá pessoas de diferentes etnias.
Um espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias.
O novo espaço é uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.
Podcast: Nizan Guanaes: “O que me salvou da morte foi a disciplina”
Há cerca de 15 anos, o publicitário Nizan Guanaes diz que precisou se reinventar. Primeiro, para sair de uma crise. Uma cirurgia bariátrica mal planejada acabou desencadeando um vício em álcool. “Em 2009, já estava completamente fora de controle. O que me salvou da morte foi a disciplina”, conta a Nilton Bonder neste episódio do The Business of Life. A disciplina também o ajudou a superar outro vício, o da busca desenfreada por sucesso. “O sucesso é uma coisa perigosíssima. Uma das grandes coisas que as mentes têm é a incapacidade de parar. É aí que entra o esporte, a família, a alimentação, porque senão você não controla essa coisa que não para”. Nesta entrevista, o publicitário também conta os bastidores de uma carreira premiada e singular e do que o motiva hoje.
Livro: Vista do Rio, de Rodrigo Lacerda
Virgílio e Marco Aurélio cresceram no Estrela de Ipanema, construção modernista de linhas retas e simétricas. A vida dos amigos, no entanto, está longe da ideia de ordem e clareza inspirada pela arquitetura do edifício carioca. Cercados de contradições, suas trajetórias tomam rumos conflitantes neste romance brilhante sobre aspirações e sonhos perdidos. Escrito em diferentes tempos narrativos, Vista do Rio é um romance impactante, que conta a história da amizade entre Marco Aurélio e Virgílio, desde a infância ― vivida em meio às linhas elegantes e equilibradas do imponente edifício Estrela de Ipanema ― até a maturidade, imersa em segredos e decepções.
É, nas palavras do escritor Moacyr Scliar, “uma história humana, uma história que fala de sonhos, de aspirações e de frustrações (muitas frustações) de brasileiros vivendo na cidade que é um paradigma do Brasil atual”. “Rodrigo Lacerda alcança o nível dos realizadores que efetivamente contam e se afirma como um dos mais instigantes talentos da jovem literatura feita no Brasil.” ― Wander Melo Miranda, Folha de S. Paulo
O post O melhor da semana para você – 02/02/2024 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.