Há mais de um século George Clason escreveu este livro. Contando a história de um homem chamado Arkad, o mais rico da Babilônia em seus tempos áureos com os seus jardins suspensos suntuosos.
Arkad decidiu compartilhar com alguns trabalhadores da época tudo o que tinha aprendido ao longo da vida e que o tornara o homem mais rico de toda a Babilônia.
Ele listou 7 soluções para a falta de dinheiro (aqui falaremos de 6) e mesmo com o tempo, elas são atuais e aplicáveis em nosso dia a dia. Vamos a elas:
- Comece a fazer o seu dinheiro crescer
Se hoje você tem emprego ou alguma fonte de renda com a qual você consegue o seu sustento, então você pode colocar em pratica a primeira solução ensinada por Arkad:
“Para cada dez moedas que colocarem em suas bolsas, não retirem para uso próprio mais do que nove. A bolsa começará a ficar estufada e, seu peso cada vez maior serás uma fonte de prazer para as suas mãos e uma fonte de bem-estar para as almas”
Trazendo para os nossos dias, de todo o montante que você receber dentro do mês, não gaste mais do que 90% e os outros 10% devem ser guardados, separados para fazer com que a sua reserva cresça. Pois para aquele que poupa e não gasta uma determinada parte de seus ganhos, o dinheiro virá mais facilmente.
- Controle seus gastos
Você pode estar se perguntando: não consigo nem honrar minhas despesas mensais, como farei para guardar parte do que ganho?
Pois bem, as despesas necessárias ou essenciais sempre crescerão para tornar-se igual aos nossos rendimentos, a menos que façamos alguma coisa para reverter essa tendencia.
O fundamental é não confundir despesas necessárias com desejos. Todos nós temos mais desejos do que podemos satisfazer.
“Examinem cuidadosamente seu modo habitual de viver. Tenho absoluta certeza de que se defrontarão com alguns gastos que podem ser tranquilamente reduzidos ou eliminados.”
Para te ajudar a controlar seus gastos monte um orçamento, liste as despesas imprescindíveis para que você consiga garantir o necessário e, na medida em que se mostrem acessíveis, consiga realizar seus outros objetivos também.
- Multiplique seus rendimentos
Você já se disciplinou para guardar um decimo de todos os seus ganhos. Está controlando as despesas para proteger a sua crescente reserva financeira. Agora devemos considerar os meios para por esse dinheiro para trabalhar e crescer.
“A quantia que podemos separar de nossas diversas fontes de remuneração não passa de um começo. Seus ganhos sim, é que construirão nossas fortunas.”
A riqueza de um homem não pode ser avaliada pelo dinheiro que ele consegue juntar; ela se acha, sim, nos lucros que essa riqueza pode produzir. Portanto, é indispensável que você procure meios para investir e potencializar o seu dinheiro poupado.
- Proteja seu tesouro contra a perda
O dinheiro que você poupa deve ser guardado com firmeza, do contrário corre o risco de perder-se.
“O primeiro princípio saudável de um investimento é a segurança do capital aplicado, ou seja, o principal. O castigo pelo risco é a provável perda. Estudem cuidadosamente antes de fazerem uso de seu tesouro. Não se deixem enganar pelo romântico desejo de fazer fortuna rapidamente.”
A maior lição aqui é buscar conhecimento sobre investimentos, não cair no conto do enriquecimento rápido e procurar por instituições sólidas e seguras para aplicar seus recursos.
- Assegure uma renda para o futuro
Mais do que nunca é preciso ter um olhar para a longevidade. Pensar que dentro de alguns anos, para uns mais e para outros menos, você já não terá o mesmo vigor que tem hoje. Por isso cabe a cada um de nós providenciar uma renda condizente para os dias futuros.
“Com certeza, quando um pagamento tão pequeno, feito com regularidade, produz resultados tão lucrativos, só podemos concluir que nenhum homem pode deixar de assegurar um tesouro para a sua velhice e proteção da família, não importa quão prósperos venham se mostrado seus negócios e investimentos.”
Seja previdente quanto as necessidades da sua velhice e comece hoje a poupar para o futuro. Não importa quanto você consiga direcionar neste momento, o mais importante agora é começar. E com disciplina você vai aumentando gradativamente os seus aportes.
- Aumente sua capacidade para ganhar
O que você pode fazer para aumentar sua capacidade de ganhos?
“À proporção que um homem aperfeiçoa-se em seu oficio, sua capacidade para ganhar dinheiro também cresce. Quanto mais conhecimento adquirimos, mais poderemos ganhar. O homem que busca aprender sempre mais sobre sua profissão será ricamente recompensado.”
Eis um valioso conselho de Arkad sobre o ultimo remédio para a falta de dinheiro: “Cultive suas próprias aptidões, estude e some conhecimentos, torne-se mais habilidoso e aja sempre respeitando a si mesmo.”
Sem dúvidas, podemos observar que esses conselhos são muito atuais e podem ser aplicados hoje nas nossas vidas, como forma de prosperar e administrar melhor nossos recursos.
Aproveite esses ensinamentos e coloque-os em pratica já.
Até breve!