Nova semana, com vencimento do Índice Futuro e de Opções de Ações. Uma pergunta vem “atormentando” as análises publicadas dia após dia nos últimos pregões. O forte rally iniciado, no exterior, em junho e no Ibovespa, a partir da metade de julho, é um grande repique ou é o início de um novo período “Bullish”.

As análises e as projeções econômicas, além de resultados corporativos melhores do que as previsões influenciaram nesses movimentos quer seja no exterior ou no Ibovespa. A incerteza em uma troca de tendência de “Bearish” para “Bullish” perdurará tanto no exterior quanto na Bolsa local. Opino, pondero, que houve e há uma exuberância nos movimentos recentes. A reversão ou o repique vieram com alta volatilidade e o “Efeito Gangorra”.

O vencimento do Índice Futuro, em 17 de agosto, afeta, mesmo que momentaneamente, o comportamento da pontuação do IB na vizinhança da mudança do Índice. A antecipação “forçada” na distribuição de dividendos em empresas estatais e um possível “Short squeeze” (*) abrangendo empresas que tiveram nos últimos meses quedas acentuadas e poderiam estar afetando sobremaneira a movimentação no IB. 

(*) é um termo do mercado financeiro que se refere à subida repentina de um ativo, provocando a liquidação de posições vendidas, ou seja, que apostavam na queda.

Ao superar os 107, o IB contornou um marco a ser vencido e apresentou, em 8 de agosto, um aumento substancial do volume. Ademais, o avanço do IB foi ancorado em um claro RODÍZIO DE CARTEIRAS. Os mercados no exterior seguirão firmes e garantirão, no curto prazo, uma constante reversão na pontuação do Ibovespa?

A Análise Técnica (AT), no curto prazo, garantia a indicação de uma faixa que se enquadrava em 96.000 – 107.000 para o Ibovespa. E a nova faixa, após essa evolução superar os 107 no IB, aponta para o intervalo 103.000 – 115.000, que com certeza garantiria uma mudança da tendência de baixa.

E o dólar futuro mudou para “baixo”? A anterior faixa R$5.050 – R$5.550, baseado na AT, que estava no radar… mudará?

A principal tendência para o IB deixará o “Bearish” e rumará para “Bullish”? A resposta dependerá, após o vencimento do Índice Futuro, em 17 de agosto, dos principais mercados mundiais que tiveram uma recuperação forte. Todavia, há ainda, uma tremenda pressão sobre esses mercados, pois existe o envolvimento grande de aspectos econômicos, principalmente, os aspectos inflacionários. Alertamos sempre… cautela máxima… ATENÇÃO SUPER REDOBRADA!

Descubra as recomendações da série IMA e ganhe dinheiro com as oscilações do mercado, seja de alta ou baixa! Conheça por aqui.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.