O Ecodesign abrange várias táticas que as empresas utilizam para melhorar os impactos negativos dos seus produtos no meio ambiente. Estas práticas evitam a extração de recursos da natureza e a geração de resíduos. Proporcionam o aumento da vida útil dos produtos, o reparo dos mesmos e outros benefícios. Vide a seguir alguns exemplos:

  1. Design para confiabilidade e fidelização – Este design incentiva o relacionamento entre o usuário e o produto podendo contribuir com o aumento da sua vida útil atentando o limite de uso do mesmo. Pode-se considerar que é menos provável que o usuário descarte um produto com o qual tenha estruturado uma boa forma de utilização e vínculos emocionais. Por exemplo, as bicicletas utilizadas para lazer e esporte.
  2. Design para durabilidade – O produto é projetado para ser durável, confiável e com baixa probabilidade de falha. No entanto, os designers também devem considerar os limites da vida útil do produto ao definir a sua durabilidade. Por exemplo, os amplificadores portáteis utilizados por cantores em pequenos bares e restaurantes.
  3. Design para padronização e compatibilidade – Isso envolve a formatação do produto para ser intercambiável e compatível com vários outros produtos. Desta forma é viabilizado o reparo e prolongamento da sua vida útil. Peças de reposição compatíveis são produtos prontamente disponíveis e podem ser recondicionados ou reutilizados de forma mais fácil. Por exemplo, o trilho padrão utilizado nos variados tipos de cortinas.
  4. Design para manutenção e reparo – Esse design estende a vida útil do produto, aumentando a facilidade de manutenção dele. Normalmente o reparo de muitos produtos costuma ser demorado e o conserto é mais caro do que comprar um novo. Pode-se reduzir a quantidade de componentes em um produto ou simplificar a forma como as peças são unidas. Por exemplo, a não utilização de adesivos que pode ajudar as empresas a diminuírem o tempo e o custo do reparo.
  5. Design para adaptabilidade e capacidade de atualização – Neste caso, é feita uma previsão para futuras modificações do produto. Por exemplo, as atualizações técnicas, que podem ser feitas em um computador através de um novo sistema operacional viabilizando a sua adaptação às mudanças tecnológicas.
  6. Design para facilitar a desmontagem e remontagem – O design de produtos e peças que possam ser desmontados e remontados aumenta a reparabilidade e a reutilização de produtos e componentes. Por exemplo, os banners com os seus suportes de pé utilizados em eventos.