Os lindos e talentosos artistas de Hollywood, Keanu Reeves e Charlize Theron, fizeram muitos espectadores chorarem em 2001 quando o filme Doce Novembro estreou. Nelson e Sara passam um mês juntos, uma proposta dela, para depois se separarem, pois ela considera um tempo suficiente para que possam resolver seus problemas emocionais. 

O mês foi incrível para o casal, momentos alegres que pareciam intermináveis. A mesma sensação que os investidores e o mercado sentiram neste doce novembro das bolsas de valores, que registraram forte desempenho no mês. O Ibovespa encerrou o mês no positivo, em +12,2 aos 127 mil pontos. No acumulado do ano, teve ganho de 16%. O dólar registrou queda no mês de 2,6%, a R$4,93.

ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.

As movimentações das carteiras para dezembro

As carteiras estão mais arrojadas para o último mês do ano e muitas substituições ocorreram. Será que o doce novembro tem influência nisso? 

Segundo o BTG Pactual, mesmo após um novembro forte, as ações locais estão sendo negociadas a 10,0x P/L para os próximos 12 meses ex-Petro & Vale (e apenas 8x incluindo estes ativos), um desvio padrão abaixo da média. O prêmio para manter ações (medido como o inverso do P/L menos taxas reais de 10 anos) encerrou novembro em 4,3%, um desvio padrão acima da sua média histórica.

No Clube Acionista você sabe tudo sobre as carteiras recomendadas para dezembro. Faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte