Antes de mais nada, vale lembrar que o Portal Acionista vem fazendo, mês a mês, uma série de material sobre o FIAgro, que é muito visado pelos gestores de fundos e investidores tanto pelo retorno quanto pelo Brasil ser o maior produtor de grãos do mundo.
FIAgros
No panorama geral, comecemos falando do relatório mensal de commodities, o WASDE (World Agricultural Supply and Demand Estimates), publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que fornece previsões abrangentes de oferta e demanda para as principais culturas (globais e Estados Unidos) e pecuária (somente nos EUA). O relatório fornece uma análise da condição fundamental dos mercados de commodities agrícolas para uso de agricultores, governos e outros participantes do mercado.
O USDA reduziu novamente suas estimativas de produção de soja e milho na Argentina, refletindo a continuidade das temperaturas acima da média na região, com potencial para impactar negativamente a produtividade, apesar da melhora do nível de chuvas em março.
“No que diz respeito à perspectiva brasileira (no WASDE), o país é um dos maiores produtores de algodão do mundo e a redução na produção de algodão no Brasil pode afetar o mercado global de algodão. Por outro lado, a redução das importações da China, um dos maiores importadores de algodão brasileiro, pode ter um impacto negativo nas exportações brasileiras de algodão”, comentam os analistas da Genial.
Saiba mais sobre esses investimentos no agro no Clube Acionista! Veja por aqui.