Não é de hoje que a agricultura brasileira virou agrobusiness e ainda tem a fama de ser um setor que não tem crise, tanto que desde 2021 foi lançado o Fiagro, que ganhou investidores e vem crescendo. Outros dados interessantes foram divulgados no início do ano pela B3: produtos ligados ao agro apresentaram aumento de 95% do número de investidores para 1,6 milhão de pessoas. 

Além disso, também o volume aplicado em instrumentos financeiros ligados ao setor, ou seja, Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), que tiveram um crescimento de 79%, para R$ 411 bilhões.

Panorama do Agro

As exportações de soja cresceram 46% em outubro. No acumulado dos últimos 12 meses (nov/22 a out/23), os embarques de soja somam mais de 97,3 milhões de toneladas, um crescimento de 22% em relação aos 12 meses encerrados em outubro/22. 

Por outro lado, as exportações de milho apresentaram crescimento de 24,5% a/a, com preços cerca de 20% abaixo, mas estável em relação aos trimestres anteriores.

Em seu 2º Levantamento da Safra 2023/24, a estimativa da Conab para a produção total de milho é de uma queda de 9,6% em relação à safra passada em razão do encolhimento da área plantada, especialmente da segunda safra, em conjunto com a menor produtividade. 

Assim, a redução da produção deve se refletir em queda das exportações do grão (-26,9% em relação aos embarques totais da safra atual). 

Por fim, a soja, a projeção é de um crescimento de 5,1% a/a, com exportações estimadas em 103 milhões de toneladas, em linha com a expectativa de aumento das importações mundiais da oleaginosa, principalmente para a China.

Conheça as empresas que lideram as recomendações para investimentos no Clube Acionista. VEJA AGORA.

Publicidade

Impulsione seus investimentos com este acesso incrível!

clube