Por: Tayllis Zatti

Impossível fugir da pauta macroeconômica no cenário atual. Só se fala de uma coisa: inflação.

Aos que estão iniciando agora no mercado financeiro e ainda não possuem muita familiaridade com termos econômicos, explico: ​inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica na diminuição do poder de compra da moeda. É quando você vai ao supermercado e percebe que não consegue mais adquirir o produto que comprou semana passada pela mesma quantia.

A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil possui diversos índices, ou seja, medidas para a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.

E por falar em metas, o Banco Central está “muito comprometido” em levar a inflação para a meta em 2022 e, com o ritmo de aperto de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a avaliação é que será capaz de cumprir a missão, defendeu, nesta sexta-feira, Roberto Campos Neto.

Como você deve ter acompanhado, o Copom subiu a Selic em 1 ponto percentual na semana passada, elevando a taxa básica de juros a 6,25%, e indicou que deverá repetir a dose na próxima reunião do Comitê de Política Monetária.

Com essa série de ajustes mais duros, o mercado se questiona sobre a real capacidade de o BC atingir a meta do próximo ano sem prejudicar o caminho para 2023. É bom deixar claro que ambos os anos fazem parte do horizonte relevante para a política monetária.

Já no cenário externo as preocupações são, em parte, as mesmas. O índice PCE (Despesas de Consumo Pessoal, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, divulgado hoje, em agosto cresceu 0,4% na comparação com julho. Em 12 meses, a expansão foi de 4,3%. Já o Núcleo do PCE, que exclui alimentação e combustíveis, teve alta a 0,3%, um pouco acima do nível esperado de 0,2% segundo a média das projeções dos economistas.

O PCE é o indicador de inflação que é acompanhado com mais atenção pelos membros do Fed, ou seja, é uma importante baliza para prever mudanças na política monetária dos EUA.

Entrevistado, Patrick Harker, presidente do Federal Reserve da Filadélfia, disse que não espera que a inflação saia do controle, mas que está preocupado com o risco de as pressões inflacionárias não serem tão transitórias quanto o esperado. Alguns líderes empresariais acreditam até mesmo que as condições demorem anos para retornarem aos níveis pré-pandêmicos.

Mesmo com a divulgação da agenda econômica de hoje e com as entrevistas de alguns líderes de importantes órgãos do governo, as bolsas subiram significativamente.

O investidor retomou o apetite por risco, nesta sexta-feira, com otimismo sobre o impacto do remédio da Merck na economia global. O estudo divulgado do remédio mostra que foi reduzido em quase 50% o risco de hospitalização ou morte de pessoas infectadas pela covid-19. O bom humor em Wall Street contagiou os mercados domésticos e puxou o Ibovespa.

Sobre as companhias, Suzano e Klabin se destacaram entre as maiores perdas do índice, seguindo a queda do dólar, por terem a receita fortemente atrelada à moeda estrangeira.

Já a Embraer anunciou nesta manhã que vendeu 50 aeronaves agrícolas Ipanema EMB-203 até o final de setembro, o que representa um aumento de 100% na comparação com o total registrado ao longo de 2020. A companhia credita esse resultado ao desempenho favorável do agronegócio brasileiro e da confiança dos produtores e empresas aeroagrícolas em antecipar a demanda de 2022, que já responde por 30% das novas encomendas.

Sobre a Petrobras e a Ultrapar, as empresas informaram nesta manhã o encerramento, sem sucesso, das negociações sobre a venda, pela estatal, da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada em Canoas (RS), que haviam sido iniciadas no início do ano.

Lembrando que no dia 13/10 a Petrobras discutirá em AGE a alteração da denominação social da Companhia para Vibra Energia S.A, entre outras pautas. Para conferir na íntegra a agenda de assembleias, clique aqui!

Vamos falar sobre proventos? Na próxima semana, serão quatorze empresas envolvidas em operações. Portanto, se você gosta da estratégia de comprar ações antes do pagamento de dividendos, ou só quer se informar se a empresa que você possui pagará proventos na próxima semana, é o momento de prestar muita atenção!

O Bradesco (BBDC) informou o pagamento de Juros sobre Capital Próprio (JCP) no valor de R$0,0146624 por ação ON e R$0,0161286 por ação PN, já líquido de IR. Para ter direito ao recebimento dos proventos, o investidor deve possuir as ações no fechamento do dia 01, já que sua data ex é em 04 de outubro. O pagamento será realizado em 01 de novembro. Lembrando que data ex é a data que separa acionistas que têm direito ao provento daqueles que não têm. Ou seja, quem compra a ação antes deste momento recebe os lucros repartidos.

Além disso, 13 empresas entram em pag na próxima semana – dia em que são pagos os valores combinados na conta do investidor -; entre elas estão Alfa Holdings, Blau Farmacêutica, Multiplan, Telefônica Brasil, Usiminas, Odontoprev, B3, Banco Modal, e Locamerica. As datas você confere em nossa agenda completa aqui!

E uma última lembrança: hoje começou o feriado de uma semana na China! O cenário provoca mudanças no mercado, principalmente no segmento de commodities, que já vinha sofrendo com interferência, notadamente em minerais e petróleo.

Últimas do dia:

BIDI4 – Inter antecipou a data da divulgação da Prévia Operacional referente ao 3T21 para a próxima quarta (4), antes da abertura do mercado. O anúncio ocorre em meio a comentários no mercado sobre provisionamento no balanço da instituição.

FIQE3 – Unifique anunciou a compra de três provedores de internet e ativos de fibra ótica em Santa Catarina: a MKS NET SC, a TVC e a Fibramaxx. As aquisições somam juntas cerca de 33 mil clientes, o que representa em conjunto 10% da base de clientes atuais da cia no Estado.

MGLU3 #AMER3 #VIIA3 – O marketplace asiático Shopee já é o quarto aplicativo de compras pelo celular mais utilizado no Brasil, ultrapassando Magalu e deixando para trás nomes como Amazon e AliExpress e encostando nos líderes iFood, Mercado Livre e Americanas.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.