Quem nos traz essa constatação e nos ajuda a entender essa combinação de fatores é CEO da Openbox.ai Maurício Rodrigues. Ele é um dos fundadores e sócios da fintech voltada ao fortalecimento de pequenas e médias empresas via crédito empresarial. Em uma conversa exclusiva com ele, destrinchamos essa atuação conhecendo seu propósito desde a fundação.
Nosso bate-papo partiu de uma pesquisa realiza pela Openbox.ai, ao longo de 2020 e 2021, que constatou que, entre seus clientes, o número de homens que mantiveram investimentos baixou cerca de 1,2%, enquanto entre as mulheres, a alta foi de 1,45% nessa relação anual. A partir dessa análise, a fintech constatou que o público feminino tem mostrado interesse em opções menos conversadoras. Mas não é só isso.
Criada em 2019, a Openbox.ai foca na concessão de créditos para praticar “taxas mais justas e transparentes do que as oferecidas por instituições tradicionais”. E passou a fomentar a sustentabilidade empresarial através da disponibilização de taxas menores para aquelas que tenham ações sustentáveis. E foi justamente para que as PME’s pudessem comprovar tais iniciativas, que a Openbox.ai criou o Índice de Ações Sustentáveis (IAS), certificado com auditoria da Ecocert e concedido para pequenas e médias empresas que atendam aos 48 critérios listados no site Portal PME Sustentável.
Na visão de Maurício, o DNA de uma startup como a Openbox.ai está intrinsecamente relacionada ao tema diversidade. “O grande ponto é que muito do crescimento que temos tido vem da procura por mais rentabilidade dos clientes e do nosso esforço em oferecer uma cesta mais diversa de produtos que atenda a diferentes realidades. Existe algo muito forte na mulher que é a consciência e o propósito de investir. E se formos comparar com a nossa base de homens investidores, primeiro eles olham o rendimento do produto, depois comparam com outros serviços e, por fim, o que o investimento que ele está fomentando pode trazer de melhorias e inovação para parcela da sociedade”.
A importância da presença feminina entre os negócios da Openbox.ai não estão só entre aqueles que investem nos produtos financeiros da fintech e oportunizam os recursos para captação, mas também entre aqueles que captam. As mulheres são maioria entre os donos de empreendimentos, não só na Openbox.ai, mas também no segmento de pequenas e médias empresas no Brasil.
Além da presenta feminina, Maurício ressalta que a diversidade de gênero está cada vez mais evidente, com a identificação de negros, pardos e LGBTQIAP+. E esse nível de conhecimento do cliente e diversificação motivou a fintech a investir na criação de uma “jornada do cliente”, que vai oportunizar até a criação de um “rating” deste cliente, estimulando ainda mais produtos mais específicos e com taxas justas.
Maurício visualiza um mercado financeiro em transformação. Em quinze ou dez anos, um mercado mais maduro em termos de produtos e pluralidade, que rompa o rótulo de produtos de prateleira. “Na construção de novos produtos, vejo que existem muitos produtos sólidos, com estrutura direcionada, mas do outro lado existem produtos pintados de verde.”
Sobre o Índice de Ações Sustentáveis (IAS)
O projeto de redução de taxa de deságio para pequenas e médias empresas que está presente na constituição do negócio da Openbox.ai estimulou de forma natural a contratação da certificação do IAS. Maurício esclarece que a definição de sustentabilidade parte de ações que, no dia a dia das empresas, reduzem custos e danos para o meio ambiente. Por isso, os critérios de avaliação de sustentabilidade versam sobre práticas como redução de água, luz, melhoria da qualidade de vida para do funcionário.
Para o investidor, o IAS garante quais os critérios, auditados pela certificadora francesa, reconhecida mundialmente, a Ecocert. “Vejo que, do outro lado, o empresário começa a não ter como não seguir e se identificar com os critérios ESG no seu negócio. Ele consegue ver que alguém está valorizando o seu esforço e trabalho, e retroalimenta o caminho da sustentabilidade”.
Os 48 critérios considerados pelo índice são claros e seguem etapas. A avaliação e o processo de certificação das empresas que buscam nossos serviços de crédito vão de 0 a 3. Além de receber a avaliação em que etapa ela está, estimulamos a melhoria para outras etapas, partindo dos 17 passos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) traçados pelo Pacto Global, ao qual aderimos.