Quem nos traz essa constatação e nos ajuda a entender essa combinação de fatores é CEO da Openbox.ai Maurício Rodrigues. Ele é um dos fundadores e sócios da fintech voltada ao fortalecimento de pequenas e médias empresas via crédito empresarial. Em uma conversa exclusiva com ele, destrinchamos essa atuação conhecendo seu propósito desde a fundação.

Nosso bate-papo partiu de uma pesquisa realiza pela Openbox.ai, ao longo de 2020 e 2021, que constatou que, entre seus clientes, o número de homens que mantiveram investimentos baixou cerca de 1,2%, enquanto entre as mulheres, a alta foi de 1,45% nessa relação anual. A partir dessa análise, a fintech constatou que o público feminino tem mostrado interesse em opções menos conversadoras. Mas não é só isso.

Criada em 2019, a Openbox.ai foca na concessão de créditos para praticar “taxas mais justas e transparentes do que as oferecidas por instituições tradicionais”. E passou a fomentar a sustentabilidade empresarial através da disponibilização de taxas menores para aquelas que tenham ações sustentáveis. E foi justamente para que as PME’s pudessem comprovar tais iniciativas, que a Openbox.ai criou o Índice de Ações Sustentáveis (IAS), certificado com auditoria da Ecocert e concedido para pequenas e médias empresas que atendam aos 48 critérios listados no site Portal PME Sustentável.

Na visão de Maurício, o DNA de uma startup como a Openbox.ai está intrinsecamente relacionada ao tema diversidade. “O grande ponto é que muito do crescimento que temos tido vem da procura por mais rentabilidade dos clientes e do nosso esforço em oferecer uma cesta mais diversa de produtos que atenda a diferentes realidades. Existe algo muito forte na mulher que é a consciência e o propósito de investir. E se formos comparar com a nossa base de homens investidores, primeiro eles olham o rendimento do produto, depois comparam com outros serviços e, por fim, o que o investimento que ele está fomentando pode trazer de melhorias e inovação para parcela da sociedade”.

A importância da presença feminina entre os negócios da Openbox.ai não estão só entre aqueles que investem nos produtos financeiros da fintech e oportunizam os recursos para captação, mas também entre aqueles que captam. As mulheres são maioria entre os donos de empreendimentos, não só na Openbox.ai, mas também no segmento de pequenas e médias empresas no Brasil.

Além da presenta feminina, Maurício ressalta que a diversidade de gênero está cada vez mais evidente, com a identificação de negros, pardos e LGBTQIAP+. E esse nível de conhecimento do cliente e diversificação motivou a fintech a investir na criação de uma “jornada do cliente”, que vai oportunizar até a criação de um “rating” deste cliente, estimulando ainda mais produtos mais específicos e com taxas justas.

Maurício visualiza um mercado financeiro em transformação. Em quinze ou dez anos, um mercado mais maduro em termos de produtos e pluralidade, que rompa o rótulo de produtos de prateleira. “Na construção de novos produtos, vejo que existem muitos produtos sólidos, com estrutura direcionada, mas do outro lado existem produtos pintados de verde.”

Sobre o Índice de Ações Sustentáveis (IAS)

O projeto de redução de taxa de deságio para pequenas e médias empresas que está presente na constituição do negócio da Openbox.ai estimulou de forma natural a contratação da certificação do IAS. Maurício esclarece que a definição de sustentabilidade parte de ações que, no dia a dia das empresas, reduzem custos e danos para o meio ambiente. Por isso, os critérios de avaliação de sustentabilidade versam sobre práticas como redução de água, luz, melhoria da qualidade de vida para do funcionário.

Para o investidor, o IAS garante quais os critérios, auditados pela certificadora francesa, reconhecida mundialmente, a Ecocert. “Vejo que, do outro lado, o empresário começa a não ter como não seguir e se identificar com os critérios ESG no seu negócio. Ele consegue ver que alguém está valorizando o seu esforço e trabalho, e retroalimenta o caminho da sustentabilidade”.

Os 48 critérios considerados pelo índice são claros e seguem etapas. A avaliação e o processo de certificação das empresas que buscam nossos serviços de crédito vão de 0 a 3. Além de receber a avaliação em que etapa ela está, estimulamos a melhoria para outras etapas, partindo dos 17 passos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) traçados pelo Pacto Global, ao qual aderimos.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.