Você compreende o papel do governo de qualquer país? Em uma democracia o Governo é a entidade que reúne pessoas legitimamente eleitas, para representar os anseios da população durante o período em que tiverem seu mandato autorizado. Portanto, durante este período, assegurar dignidade a população é fundamental, e neste quesito atribuiremos 5 itens para entender o quanto o 3º setor e as entidades de impacto podem contribuir com o poder público para o desenvolvimento do país, principalmente na redução de desigualdades de acesso.

Faremos um recorte e usaremos os temas: Saúde, Educação, Saneamento Básico, Trabalho e Alimentação, para entender como dentro de um país tão complexo como o Brasil é possível trabalhar as diferentes demandas de forma eficiente, gerar resultado e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país.

Captação de recursos

As entidades assistenciais e as empresas de impacto nascem de grupos da sociedade civil, incomodados com as desigualdades existentes dentro da população de um país, usando sua capacidade de mobilizar recursos financeiros e/ou humanos para mudar este cenário através da segmentação dos problemas que querem resolver e atuando de forma pragmática e regionalizada para entender em profundidade as demandas da população local e trazer soluções de acordo com cada contexto.

Atualmente no Brasil temos inúmeras empresas e entidades assistenciais, e apesar deste setor ainda ser tratado muito com um negócio onde a empresa depende da doação de capital para existir, este modelo vem mudando ao longo do tempo e ajudando inclusive o mercado privado a se repensar e trabalhar o conceito de inovação aberta numa parceria entre capital privado e terceiro setor ou empresas de impacto.

Conheça modelos do 3º setor

Vejamos exemplos para entender alguns dos modelos que vem contribuindo para mudar a realidade que permeia o Brasil:

  1. Na Amazônia: Startup Manawara, acelerada pelo programa AMAZ do Fundo da Vale, comercializa um portfólio de balas de goma, biscoitos, cereais e castanhas sem lactose e sem glúten, com uma estratégia de crescimento rápido para os próximos anos, através da estruturação de fornecedores de matéria prima a partir da produção agroflorestal e extrativista da Amazônia;
  2. Na Bahia: Startup Mais Solidário, acelerada no programa do BNDES Garagem, disponibiliza bolsas de estudos para os cursos de graduação, pós-graduação e técnico, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD
  3. No Ceará: Startup Ohana, nasceu com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), oferece às instituições beneficiadas uma série de cursos e treinamentos de gestão organizacional como: marketing institucional, jurídico, financeiro e voluntariado para as instituições do terceiro setor, e em seu web app, oferece um ecossistema completo conectando instituições, empresas, doadores e voluntários, criando assim um ambiente mútuo de ajuda e uma corrente do bem
  4. No Espírito Santo: Startup Maya Tecsaúde, plataforma que reúne serviços de cuidado com idosos, ganhadora do prêmio Espírito Startups, atualmente a startup consegue classificar o risco de uma pessoa desenvolver 17 tipos de doenças e orienta para a redução de riscos.
  5. No Rio de Janeiro: Startup Água Camelo, acelerada pelo Yunus, vende serviços de purificação de água para instituições que querem promover o acesso a fontes seguras de água para pessoas em situações de vulnerabilidade
  6. No Sudeste: Startup SuperOpa, aplicativo conecta o consumidor final aos distribuidores, para que possa comprar produtos próximos ao vencimento – sem espaço nas gôndolas dos supermercados. As compras de mercado podem sair por até metade do preço pelo app que entrega em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Startup já salvou mais de 120 mil quilos de alimentos.
  7. Em Embu Guaçu: A Associação Passos Mágicos, há mais de 30 anos oferece aulas de alfabetização, língua portuguesa, inglês e matemática para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, que sejam baixa renda e moradores do município de Embu-Guaçu, através de uma metodologia própria com base na psicologia. Já impactaram aproximadamente 4000 pessoas ao longo dos anos, e atualmente em parceria com a Fiap montaram a sala de tecnologia para desenvolver novas oportunidades com seus jovens.
  8. No Brasil: A Entidade Austríaca Aldeias Infantis, há mais de 50 anos, em parceria com a comunidade, outras organizações da sociedade civil e governo, trabalha junto com famílias em risco de se separar para fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, assegurando que nenhuma criança cresça sozinha.

Para refletir

Eu poderia continuar listando várias outras entidades em diversos estados da União, e diversos modelos de redução de desigualdades, mas acredito que este primeiro recorte de um mercado que se responsabilizou por 4,27% do PIB em 2022 segundo matéria do jornal Valor Econômico de 11 de abril de 2023, seja o suficiente para nos fazer pensar sobre a importância de contribuir com tempo, dinheiro e porque não horas de trabalho em empresas que realmente estão transformando a realidade do nosso país.

Falamos tanto em propósito, vemos tantas oportunidades de melhoria em nosso país, por que não reunir estes dois temas para fazermos melhores escolhas: Desde onde trabalhamos, até onde colocamos nosso dinheiro, seja para investimento ou para doação.

Faça sua reflexão e avalie suas escolhas, você está contribuindo para criar a sociedade que deseja para as futuras gerações?

Por Renata Vilenky, formada em Tecnologia e Economia com especialização em IA e Robótica. Conselheira em Estratégia , Inovação e Transformação Digital, Membro da Academia Europeia da Alta Gestão com livros publicados nos temas de Inovação, Estratégia, Conselhos e Liderança; Consultora em Projetos de Inovação Aberta e Transformação Digital, Mentora de Startups e Executivos, Coordenadora do Comitê de Empreendedorismo e Tecnologia do Insper, Professora de Estratégia e Inovação da FGV e Mentora em vários projetos de impacto em educação e saúde.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte