Publicidade

O 13º salário poderá colocar R$ 291 bilhões na economia do país

Tempo de leitura: ‍

Imagem: Freepik

Até 20 de dezembro, o pagamento do 13º salário tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 291 bilhões. Este montante representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. E será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios. As estimativas são do DIEESE –Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Dos cerca de 87,7 milhões de brasileiros que devem ser beneficiados com o pagamento do 13º salário, 53,8 milhões, ou 69,2% do total, são trabalhadores do mercado formal, entre eles, os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada, que somam 1,5 milhão, equivalendo a 1,7% do conjunto de beneficiários.

Os aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS) correspondem a 32,8 milhões, ou 37,5% do total. Além desses, quase 1 milhão de pessoas (ou 1,2% do total) são aposentadas e beneficiárias de pensão da União (Regime Próprio). Há ainda um grupo constituído por aposentados e pensionistas dos estados e municípios (regimes próprios) que vai receber o 13º e que não pode ser quantificado.

(Imprensa Dieese)

Publicidade
Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.
Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Regras de remuneração da poupança hoje

Conforme a legislação atual, especificada pelo Banco Central do Brasil, a remuneração da poupança é composta de duas parcelas. Que são: Primeiramente, a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial (TR). Calculado diariamente com base nas taxas médias praticadas entre os investidores que negociam títulos públicos prefixados (LTN). Além da remuneração

Ricos, sábios e felizes: Livro para buscar a liberdade financeira

Você almeja liberdade financeira enquanto busca propósito e realização? Descubra as lições inestimáveis com o livro Ricos, sábios e felizes. Os princípios de Charlie Munger, Howard Marks, John Bogle e outros grandes investidores para ser bem-sucedido nos negócios e na vida, guiado pelos mestres dos investimentos. Conforme William Green, renomado

Com foco em expansão, Wine abre loja física em Salvador

A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, acaba de inaugurar mais uma loja física, desta vez, a cidade escolhida foi Salvador (BA). A partir de agora, os apaixonados por vinho na capital baiana terão a oportunidade de vivenciar uma experiência completa de consumo e degustação.  “Salvador é

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.