Neste mês de dezembro, o Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) vai assegurar bônus para nove produtos: açaí (AC), banana (RR, AL, CE, PB, PE, ES), borracha natural cultivada (MA), cará/inhame (AM, ES), castanha de caju (BA), feijão caupi (TO, MA, MT), laranja (PA), manga (BA, SP) e maracujá (CE, SE). A lista foi divulgada na quarta-feira (8), no Diário Oficial da União. 

O produto que recebeu o maior percentual de bônus foi a banana, em Pernambuco, com 48,05%. O segundo maior foi de 40,48%, para o cará/inhame, no Amazonas, seguido pela manga, na Bahia, com 33,88%.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é a responsável pela realização do cálculo dos bônus e pela divulgação da lista dos produtos. O cálculo toma como base os preços recebidos pelos produtores no mês anterior, com validade para o período do dia 10 do mês seguinte. Neste caso, portanto, a validade será entre 10 de dezembro e 9 de janeiro do próximo ano. 

Cabe à Conab indicar quais produtos da lista devem ser incluídos e excluídos no programa, a cada mês, tomando como base para isso a variação das cotações praticadas no mercado na comparação com o preço de referência. Entre os principais motivos desta variação estão o clima e a época do ano, que influenciam na elevação ou queda das safras.

O PGPAF oferece uma bonificação ao agricultor que teve o seu cultivo com preços abaixo do valor de garantia oferecido pelo programa. A publicação da portaria com os valores do bônus mensal é realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Clique aqui e confira a lista completa do PGPAF no Diário Oficial da União, com os percentuais de desconto para cada produto.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected] 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte