A Nordex, fabricante alemã de equipamentos de energia eólica, informou ter fechado um acordo com a elétrica AES Brasil (AESB3) para o fornecimento e instalação de 55 turbinas do modelo N163/5.X ao parque eólico Cajuína, no Rio Grande do Norte, de 314 megawatts (MW).

De acordo com comunicado da companhia europeia, o pedido da controlada da AES Corp no Brasil também inclui os serviços relacionados às turbinas por um período de cinco anos, com opção de prorrogação por mais 20 anos.

As instalações das turbinas estão previstas para o verão de 2022.O projeto está localizado a 100km a oeste de Natal.

As turbinas, incluindo as pás eólicas e as estruturas de concreto de 120 metros de altura, serão construídas no Brasil; depois de a companhia alemã ter obtido credenciamento para linhas de financiamento junto ao Finame, ligado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Impacto: Marginalmente positivo. Apesar das instalações terem início apenas em 2022, vemos o movimento com bons olhos, pois com a diversificação na matriz energética da AES Brasil; ela reduz relativamente sua exposição total em hidrelétricas, que atualmente possui quase 90% de sua geração vinda de hidrelétricas, principalmente no Sudeste; uma das regiões mais afetadas pela atual crise hídrica. Futuras crises deverão afetar de forma mais leve a AES Brasil.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte