Os economistas do mercado financeiro projetam um novo corte da Selic (a taxa básica de juros) no início de maio, no próximo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A expectativa é de corte de 0,50 ponto porcentual, de 3,75% para 3,25% ao ano.

Após este corte, a Selic permaneceria em 3,25% ao ano até junho de 2021, quando subiria para 3,50% ao ano. As projeções fazem parte do Sistema de Expectativas de Mercado do BC, divulgadas nesta segunda-feira.

Em março, ao cortar a Selic de 4,25% para 3,75% ao ano, o Copom informou que, neste momento, vê como adequada a manutenção da taxa de juros em seu novo patamar.

“No entanto, o Comitê reconhece que se elevou a variância do seu balanço de riscos e novas informações sobre a conjuntura econômica serão essenciais para definir seus próximos passos”, ponderou o colegiado.

A expectativa de inflação no curto prazo tem sido bastante afetada pela perspectiva de que, com a pandemia do novo coronavírus, a atividade econômica seja fortemente prejudicada, com impactos negativos sobre a demanda por produtos e baixa da inflação.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!